O que é um plano de negócios? Saiba como elaborar a ferramenta

Especialistas explicam a importância desse procedimento e os conceitos envolvidos na sua elaboração.

Foto: Banco de Imagens

É possível construir um prédio sem ter uma planta baixa? É possível fabricar um automóvel sem contar com um projeto detalhado? Obviamente, a resposta para ambas as perguntas é não. Da mesma forma, o empreendedor que pretende ter sucesso não pode iniciar sua empreitada sem fazer um plano de negócios. Em resumo, ele é a ferramenta que minimiza os riscos da atividade empresarial, pois ajuda o empresário a prever os aspectos estratégicos básicos do negócio.

Mas o que está envolvido na elaboração do plano de negócios? "Todo empreendedor tem que entender para quem vai entregar seu produto ou serviço. Então, os conceitos de segmento de mercado e de segmentação de cliente são fundamentais, porque se o empreendedor consegue entender quais são as características, os gostos, o perfil desse segmento que guarda características mais homogêneas, vai conseguir elaborar a proposta de valor baseada nos critérios do segmento que pretende atender. E, claro, a proposta de valor é validada por esse segmento de clientes", descreve Rogério Barros, professor do curso de Administração de Empresas e Coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Dessa forma, o empresário deve entender que atributos da sua proposta de valor poderão satisfazer os desejos e necessidades do cliente. A proposta de valor pode se diferenciar por uma inovação, uma nova usabilidade, o design revolucionário, a redução de custos, o preço mais competitivo, entre outras características. "Definida qual são a proposta de valor e o segmento de clientes, o emprendedor precisa entender que canais são mais eficazes para se entregar esse valor, ou seja, que canais podem ajudar o cliente a conhecer e decidir como comprar o produto ou serviço. E também definir uma forma de prestar pós-venda", detalha Rogério Barros.

PLANO DE NEGÓCIOS INFO

Operações

Alice Mesquita, Assessora Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), destaca que as empresas de menor porte podem optar por um planejamento mais enxuto, e frisa que todo empreendedor deve fazer um planejamento prévio antes de requerer o CNPJ, pois é este planejamento que vai definir a forma que a empresa vai operar e o valor necessário para que ela inicie e funcione de forma segura, reduzindo os riscos e as incertezas próprias do negócio.

“O Plano de negócio é um documento elaborado pelo empresário, que vai orientá-lo na busca de informações sobre o ramo de atividade, o público-alvo, os concorrentes, os fornecedores, o plano de investimento até o cálculo da viabilidade do negócio. Esse documento é um retrato da empresa. Ele descreve os passos necessários para alcançar os objetivos do negócio e ainda a reduzir os riscos e as incertezas principalmente nos primeiros anos do empreendimento”, detalha Alice Mesquita.

Análise detalhada

Existem muitas formas de elaborar um plano de negócio, ou seja, não há uma formatação padronizada. Mas, em síntese, o empreendedor vai precisar de uma análise mais profunda de pelo menos sete fatores: mercado, cliente, estrutura, pessoal, comercialização, finanças e riscos (veja arte acima).

"O empreendedor também precisa entender de que maneiras os recursos vão entrar na empresa: por meio de uma taxa de assinatura ou pela venda de produtos ou serviços? Lembrando que o dinheiro que entra na empresa possiblita que a atividade empreendedora realmente funcione", ressalta Rogério Barros.

"Outro item importante são as atividades práticas que têm que ser feitas, como as atividades-chaves envolvidas na operação do seu negócio. Quais são as parcerias principais que precisam ser estabelecidas? Quais são os recursos necessários pra que tudo isso aconteça? O empresário precisa ter essas informações para trabalhar com segurança", esclarece o professor da Unifor.

De acordo com Alice Mesquita, é importante que todo empresário dedique um tempo no planejamento antes de iniciar um negócio com pesquisas. Para essas pesquisas, ela sugere ações bem práticas:

  • Analisar a ideia comparando-a com o que já existe no mercado;
  • Observar como funcionam empreendimentos similares;
  • Observar como é o comportamento do consumidor e quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto/serviço;
  • Analisar a forma como seus produtos e serviços chegarão até seus clientes;
  • Avaliar a possibilidade de firmar parcerias que possam contribuir na atração do público-alvo;
  • Investigar as possibilidades de inovação no negócio, a negociação com fornecedores e a necessidade de mão de obra especializada.