Fluxo de caixa: saiba como organizar o seu negócio e planejar os recursos da empresa

Empreendedor deve ter em mente que "a despesa é uma certeza e a receita é uma probabilidade"

Foto: Camila Lima

Para que uma empresa seja financeiramente saudável, é fundamental que o fluxo de caixa do negócio seja organizado e mapeado constantemente. O pesquisador na área de finanças pessoais e professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC), Érico Veras Marques, explica que o empreendedor deve ter em mente que "a despesa é uma certeza e a receita é uma probabilidade".

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada para controlar a movimentação do dinheiro dentro da empresa.

O professor detalha que o fluxo de caixa é composto pelas entradas e saídas, que devem ser subdivididas em previsões de entradas e previsões de saídas. "As despesas que formam o fluxo de caixa de saída são energia, aluguel, telefone, pagamento de contador, folha de pagamento, todos os tributos e contribuições. Existe também uma parte variável do fluxo de saída, que são, por exemplo, pagamento a fornecedores, compra de insumos", diz.

Veja também

De acordo com ele, é preciso ter muita atenção em relação às entradas no fluxo de caixa. "A entrada é onde ficam as receitas. É importante que o empreendedor separe as vendas à vista das vendas no cartão, à prazo e no cheque. Porque a venda à vista é um dinheiro que vai fazer parte do fluxo de caixa daquele mês. Nas vendas no cartão, por exemplo, nas quais o dinheiro só entra em 30 dias, é necessário fazer a previsão", diz.

"Nas receitas a prazo é importante estar sempre atento às possibilidades de inadimplência. Uma coisa é vender, outra é receber", frisa Veras Marques. Caso a compra tenha sido parcelada no cartão, o empreendedor deve estar atento às parcelas, que farão parte do fluxo de caixa dos próximos meses.

Veja também

Planilha

Um fluxo de caixa organizado pode ser um bom norteador na tomada de decisões da empresa. Essa organização pode ser feita em uma planilha e há vários modelos disponíveis em sites especializados em finanças de empresas.

“Nós temos o fluxo de caixa real, que é a movimentação que está acontecendo aqui, e a projeção. O ideal é que a empresa consiga ter a projeção pelo menos de um mês. Vamos supor que eu sou uma empresa de confecção. Eu vou precisar lidar com a sazonalidade no meu negócio. Vai ter um período do ano no qual vou precisar comprar mais matéria prima e vou vender mais”, diz Érico Veras Marques.


Assuntos Relacionados