O que aconteceu com os yanomami? Entenda a crise que vive povo indígena

Estado de emergência de Saúde Pública é acionado pelo Governo Federal

Escrito por Redação ,
yanomani, povos, crise, quem são
Legenda: Povos Yanomani
Foto: Reprodução/Alan Azevedo/ISA

Responsáveis pela maior terra indígena no Brasil, os povos Yanomani voltaram a ganhar destaque nesta semana devido aos graves casos de desnutrição e malária espalhados pela comunidade.  

Governo Federal notificou ministros para solucionar a questão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Boa Vista (RR), neste sábado (21), para acompanhar de perto a situação. 

Em 2022, foram confirmados 11.320 casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanommi, distribuídos entre 37 Polos Base. As faixas etárias mais afetadas variam entre os maiores de 50 anos, seguida pela faixa etária de 18 a 49 e 5 a 11 anos.  

Quem são os povos Yanomani? 

Os Yanomani são povos indígenas que vivem em tribos relativamente isoladas em florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela.   

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), em 2011, os Yanomani tinham uma população estimada em cerca de 35 mil pessoas. No Brasil, a Terra Indígena Yanomani é reconhecida por sua alta relevância em termo de proteção da biodiversidade amazônica e foi homologada por um decreto presidencial em 25 de maio de 1992. 

Os povos Yanomani também constituem uma diversidade cultural e linguística formada por, pelo menos, quatro subgrupos de línguas da mesma família. São elas: Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam

Onde vivem? 

Eles vivem no norte da Amazônia e sul da Venezuela. O território Yanomani cobre aproximadamente 192 mil km². No Brasil, são 9.664.975 hectares de floresta tropical pertencentes à terra indígena. 

Os Yanomani vivem em casas coletivas ou aldeias que eles consideram como uma entidade econômica e política autônoma.  

maloca, onde vivem, yanomani
Legenda: Maloca
Foto: Kristian Bengtson/ISA

Costumes  

Um dos costumes mais tradicionais entre a comunidade Yanomani é o culto aos seus pajés. Para eles, esses líderes possuem poderes como controlar fúrias de trovões, afastar predadores e regular dia e noite.

pajés, costume, yanomani, quem são
Legenda: Pajés
Foto: Milton Guran/ISA

Outra tradição dos Yanomani é o casamento entre parentes. O ideal é casar com um primo, ou seja, o filho de um tio materno e uma tia paterna, para que assim as gerações dos indígenas possam cultivar o emaranhado de laços de consanguinidade e de afinidade. 

Yanomani, Amazonas, aldeia, casamento
Legenda: Preparando a pupunha para festa, aldeia Demini, Terra Indígena Yanomami, Amazonas
Foto: Kristian Bengtson/ISA

Crise    

Após diversas mortes, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência de saúde pública em Roraima, região onde os Yanomani estão concentrados. Nessa sexta-feira (20), o Ministérios dos Povos Indígenas divulgou o número de 99 crianças mortas devido ao avanço do garimpo ilegal. 

A pasta ainda estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, conforme noticiado pelo g1.  

Um Comitê de Coordenação Nacional foi criado visando discutir articulações para atender a população. Entre as medidas está sendo definida a instalação de hospitais emergenciais e a entrega de mantimentos.

desnutrição, yanomani, crianças, garimpo
Legenda: Garimpo ilegal é responsável pela falta de alimentos na comunidade
Foto: Condisi-YY/Divulgação

Assuntos Relacionados