Filhote de macaco-prego é resgatado das cinzas das queimadas do Pantanal e batizado de 'Fénix'
Animal tem apenas três dias de vida e estava perdido da mãe
Um filhote recém-nascido de macaco-prego, chamado de Fénix, foi resgatado das cinzas de queimadas na região de Miranda (MS). A ação foi realizada por uma equipe do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal na última sexta-feira (13). Conforme o g1, o animal tem apenas três dias de vida e estava perdido da mãe, que não foi encontrada.
O nome faz referência a um pássaro da mitologia grega, que renasce das próprias cinzas.
Veja também
Fénix, que ainda estava com o cordão umbilical, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), localizado em Campo Grande.
Resgate de Fénix
Os agentes do grupo de resgate estavam monitorando a área quando encontraram o filhote. Ele estava desorientado e precisava de cuidados mais intensivos. Segundo o portal Terra, o macaco-prego ficou sendo tratado pela equipe da base de Miranda até a última segunda-feira (16).
"Devido à sua idade extremamente jovem, o macaco-prego exige atenção especializada, como alimentação com mamadeira a cada duas horas e aquecimento constante, características de cuidados semelhantes aos de um bebê humano. Está sendo estimulado a defecar e urinar, está num local aquecido", detalhou a nota do Cras.
Ele foi posteriormente encaminhado ao Hospital Ayty. Ele seguirá internado até a saúde dele melhorar.