Dia de Todos os Santos é celebrado neste 1º de novembro; veja origem da data e orações
A celebração convoca os cristãos a rezar e pensar nos que já não estão mais entre nós, incluindo santos não conhecidos, e pessoas que têm santidade
Nesta sexta-feira (1º) é celebrado o Dia de Todos os Santos, quando a Igreja homenageia a "multidão de santos que povoam o Reino dos Céus". A tradição pede que se lembrem aqueles que dedicaram a vida a Cristo, sejam os santos mais conhecidos, ou não, e considerando que todos somos capazes de santidades.
O dia foi escolhido, pois vem logo após o 31 de outubro, momento em que os pagãos celebraram as bruxas e os espíritos que se alimentavam e assustavam pessoas na noite de Halloween.
O dia ainda relembra o período de perseguição aos santos e aos cristãos no século IV. Eles foram perseguidos e mortos por romanos.
A iniciativa de instituir a celebração foi Papa Gregório II, que serviu como pontífice entre 731 e 741. O Dia de Todos os Santos convoca os cristãos a rezar e pensar muito nos que já não estão mais entre nós.
Veja também
Orações para o Dia de Todos os Santos
"Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo, santificastes a vida de tantos fiéis que Vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a Vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que Vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de Vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém".
"Ó Senhor Deus, Vós nos revelastes que somente são felizes aqueles que têm a alma de pobre; os humildes; os que buscam a paz e os que trabalham pela justiça. Fazei que imitemos a virtude alcançada por esses irmãos e irmãs hoje celebrados pela Santa Igreja. Amém. Santos e Santas de Deus, rogai por nós"
"Jesus, que o mundo salvastes, dos que remistes cuidais, E vós, Mãe santa de Deus, por nós a Deus suplicai. Os coros todos dos Anjos, patriarcal legião, profetas de tantos méritos, pedi por nós o perdão. Ó precursor do Messias, ó Ostiário dos céus, com os Apóstolos todos, quebrai os laços dos réus. Santa Assembleia dos Mártires; vós, Confessores, Pastores, Virgens prudentes e castas, rogai por nós pecadores. Que os monges peçam por nós e todos que o céu habitam: a vida eterna consigam os que na terra militam. Honra e louvor tributemos ao Pai e ao Filho também, com seu Amor um só Deus, por todo o sempre. Amém".
"Na solenidade de todos os santos, recordamos que é possível ser santo, recordamos que é possível contar com suas orações e intercessão, por isso pedimos as graças de que precisamos no tempo presente e a conversão dos pecadores da nossa família e amigos. Amém".
Fonte: Canção Nova