Vulcão Sinabung, na Indonésia, entra em erupção e deixa país em alerta
Nuvens de fumaça, que chegaram a 5 mil metros de altura, são as maiores desde 2010
O vulcão Sinabung, na Indonésia, entrou em erupção, nesta terça-feira (2), com uma grande coluna de cinzas e fumaça de vários quilômetros de altura sobre o nível do mar. Vulcanologistas registraram mais de 13 projeções que alcançaram 5 mil metros de altura sobre a ilha de Sumatra.
A nuvem de fumaça do Sinabung é a maior desde 2010, disse Muhammad Nurul Asrori, responsável por monitorar as atividades do vulcão.
As autoridades do país elevaram o nível de alerta para o vulcão, que já está no terceiro de uma escala de quatro. Além disso, o acesso a uma zona de cinco quilômetros ao redor de sua cratera foi negado.
"A grande cúpula de lava pode entrar em erupção a qualquer momento, provocando uma avalanche ainda pior de nuvens quentes", afirmou.
Veja também
O Sinabung, vulcão de 2.460 metros de altura no norte de Sumatra, permaneceu inativo durante vários séculos antes de despertar em 2010, quando uma erupção deixou duas pessoas mortas. Depois disso, o vulcão teve outras duas erupções fatais, uma em 2014, que matou pelo menos 16 pessoas, e outra em 2016, com sete vítimas.
A Indonésia tem 130 vulcões ativos. O país fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e erupções vulcânicas, na qual três grandes placas tectônicas (indo-pacífico, australiana e euro-asiática) convergem.