Vulcão de La Palma, na Espanha, expele lava do tamanho de prédios neste domingo (10)

A erupção do vulcão completa três semanas e já afetou a vida de milhares de pessoas

Vulcão
Legenda: Lava do tamanho de prédios escorre do vulcão de La Palma, na Espanha
Foto: Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan)

O vulcão da ilha espanhola de La Palma expeliu, neste domingo, uma lava com tamanho correspondente a um prédio de três andares, o que provocou uma série de tremores no local.

A erupção do vulcão completa três semanas e já afetou a vida de milhares de pessoas. Segundo o G1, o ministro regional da Segurança nas Ilhas Canárias, Julio Pérez, não sinais de cessação das lavas. “Não podemos dizer que esperamos que a erupção que começou há 21 dias termine em breve”, afirma.

Rastros de destruição

Mais de 1.100 edifícios, entre eles casas, fazendas e áreas agrícolas, foram destruídos pelo fluxo de rocha derretida até este domingo. Além disso, cerca de 21 movimentos sísmicos fizeram a terra tremer, sendo o maior deles medido em 3.8, afirmou o Instituto Geológico Nacional Espanhol (ING).

Um colapso vulcânico ocorrido neste sábado (9) enviou uma onda de lava vermelha do cume Cumbre Vieja. O fluxo rápido com pedaços de lava endurecido destruiu um parque industrial próximo ao local.

Riscos de novos desastres

Não há risco de evacuação de novos residentes, mesmo com os níveis de alerta. Inicialmente, cerca de 6 mil residentes foram evacuados imediatamente após a erupção.

O maior fluxo de lava mede 1,5 km em seu ponto mais largo, segundo especialistas do governo. Além disso, o comitê científico afirmou que se as lavas continuarem a crescer em direção ao mar, isso pode gerar explosões, emissões de gases e grandes ondas.

Onde fica La Palma?

La Palma faz parte das Ilhas Canárias da Espanha, um arquipélago do Oceano Atlântico, ao noroeste da África. 

Última erupção em La Palma

A última erupção em La Palma, ocorreu há 50 anos e durou cerca de três semanas. Já a última erupção nas Ilhas Canárias ocorreu nas água da costa da ilha de El Hierro em 2011, durando cerca de cinco meses.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo