Homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião no Canadá por 'motivo ideológico'

Canadense ameaçou um instrutor de voo no Aeroporto Internacional de Victoria, na Ilha de Vancouver

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 20:22)
Homem acusado de terrorismo após sequestrar avião no Canadá
Legenda: Shaheer Cassim trabalhou entre 2008 e 2010 na KD Air, uma pequena companhia aérea já extinta que operava na Ilha de Vancouver
Foto: Reprodução / X

Um canadense foi acusado formalmente de terrorismo por sequestrar um avião de pequeno porte em Vancouver, no Canadá. O caso mobilizou caças da Força Aérea americana e chegou a interromper as operações no aeroporto da cidade.

A Polícia Montada Real Canadense (RCMP, na sigla em inglês) informou que o homem teria tomado o controle de uma aeronave modelo Cessna 172 após ameaçar um instrutor de voo, na terça-feira (15), no Aeroporto Internacional de Victoria, na Ilha de Vancouver. O homem foi identificado como Shaheer Cassim, de 39 anos.

De acordo com informações da rede americana CBS, o avião voou cerca de 65 quilômetros até o pouso e foi cercado por viaturas de segurança na pista do aeroporto.

Ao todo, nove voos foram desviados e todas as operações no Aeroporto Internacional de Vancouver ficaram suspensas por 39 minutos.

A polícia afirmou que o homem agiu por "motivação ideológica" para "perturbar o espaço aéreo". Segundo o órgão, ele foi indiciado por sequestro de aeronave em ato classificado como terrorismo.

Veja também

Suspeito já trabalhou em companhia aérea

Shaheer Cassim trabalhou entre 2008 e 2010 na KD Air, uma pequena companhia aérea já extinta que operava na Ilha de Vancouver.

Nas redes sociais, ele tinha o costume de fazer publicações em que se definia como o “mensageiro de Alá” e o “Messias” enviado para salvar a humanidade das mudanças climáticas. Ele diz ter recebido uma mensagem do anjo Gabriel alertando sobre um aquecimento global severo que levaria à extinção da humanidade em poucos anos. 

Assuntos Relacionados