Doença misteriosa no Congo mata 53 pessoas em poucas horas após os primeiros sintomas

O surto teve início após três crianças comerem um morcego e morrerem pouco depois

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 08:50)
Fachada da OMS
Legenda: A OMS acompanha os casos registrados
Foto: Shutterstock

Uma doença misteriosa foi a responsável pela morte de mais de 50 pessoas na República Democrática do Congo. A maioria das vítimas faleceu até 48 horas após o início dos sintomas, que incluem febre hemorrágica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto teve início após três crianças comerem um morcego em Boloko. Autoridades sanitárias locais descartam se tratar de ebola ou outras febres hemorrágicas comuns e ainda investigam o que exatamente causa a patologia.

De acordo com o diretor médico do Hospital Bikoro, Serge Ngalebato, preocupa o intervalo entre o início dos sintomas e a morte na maioria dos casos.

Até então, foram registrados 419 casos da doença, com 53 mortes confirmadas. 

"Os surtos, nos quais os casos se multiplicaram rapidamente em questão de dias, representam uma ameaça de saúde significativa. A causa exata continua desconhecida", declarou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS. Ele pontuou ainda que os vilarejos onde os casos foram relatados têm capacidades de vigilância e infraestrutura sanitária limitadas.

Veja também

Surto de doenças infecciosas

De acordo com a OMS, a República do Congo enfrenta surtos frequentes de doenças infecciosas, muitas delas transmitidas de animais para humanos — o consumo de carne de animais selvagens na região é comum devido à escassez de outras fontes de proteínas.

O maior surto registrado na região foi notificado no último 13 de fevereiro, no vilarejo de Bomate, que culminou na morte de 45 pessoas dentre 419 casos. Além a febre hemorrágica, os sintomas incluem dores, vômitos e diarreia.

Assuntos Relacionados