Dandara dos Santos ganha escultura em Nova York e família agradece homenagem

A obra do artista Rubem Robierb simboliza as asas de uma borboleta e está exposta em uma praça em Tribeca, no sul da ilha de Manhattan

Escrito por Redação ,
Legenda: Escultura ficará exposta em Nova York até maio de 2020 e depois será levada para a Flórida, onde ficará permanentemente
Foto: Foto: Reprodução/Instagram

A cearense Dandara dos Santos foi homenageada com uma escultura exposta em Nova York, nos Estados Unidos. A obra é do artista Rubem Robierb e simboliza as asas de uma borboleta. A travesti foi torturada a assassina a tiros em Fortaleza, em 2017. 

"Hoje você teria 45 anos de idade! Poucas pessoas no mundo possuem o poder de despertar empatia por onde sempre vão. Hoje eu entendo que você é um deles. Pensei que estava corrigindo uma injustiça ao dar o seu nome a esta escultura, mas você deu um propósito maior do que a própria arte. Temos certeza que você nunca será esquecido. Feliz aniversário, Dandara!", escreveu o artista em um publicação no Instagram no dia 14 de dezembro.

Ver essa foto no Instagram

Today you would have been 45 yrs old! Few people in the world possess the power of awakening empathy where ever they go. Today, I understand you are one of them. I thought I was correcting an injustice by giving your name to this sculpture, but you gave a purpose bigger than art itself. Your spirit awakens empathy in every person who walks by. You touch so many lives in so many ways, from @vitoria.holanda.7 that grew-up with you, helped put your killers in jail and wrote a book about you, to me who live far away and never met you. We are making sure you will never be forgotten. Happy birthday Dandara!!! - - #DreamsAreForAll #DreamMachineArt #Dandara #DandaraDosSantos #Brazil #transwomen #transwoman #trans #TransLivesMatter #SocialArt #PublicArt #PublicSculpture #JusticeForAll #humanrights #equality #homophobia #hatecrime #mulhertrans #pessoatrans #Nyc #Tribeca #TribecaPark #NycParks #taglialatellagalleries #mastercard #glaad

Uma publicação compartilhada por Rubem Robierb (@rubemrobierbart) em

Em entrevista à GloboNews, ele disse que a família de Dandara agradeceu a homenagem que, de certa forma, fez com que o desejo dela de ser famosa fosse realizado.

A escutura está em uma praça em Tribeca, no sul da ilha de Manhattan, e fica exposta na cidade até maio de 2020. Depois seguirá para Miami, na Flórida, onde deverá ficar permanentemente. A prefeitura da cidade pediu que a estrutura fosse levada para lá.

O crime

O assassinato de Dandara dos Santos, de 42 anos, aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2017, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Após receber socos, pontapés e pedradas ela foi atingida por vários tiros. Toda a ação violente foi gravada e as imagens foram compartilhadas pelos suspeitos nas redes sociais.

Prisões

Cinco acusados de cometer o crime foram condenados em abril de 2018 com as qualificadoras de motivo torpe (homofobia), meio cruel e sem chance de defesa para a vítima. As penas foram individualizadas de acordo com a participação que cada um teve no assassinato. Quatro adolescentes foram apreendidos por participação no crime e cumprem medidas socioeducativas.