Ataque em estação de trem em Paris deixa três feridos

Ato terrorista foi descartado pelas autoridades locais

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Policia no local do crime
Legenda: O ataque aconteceu na estação ferroviária Gare de Lyon, em Paris, na França
Foto: Thomas SAMSON / AFP

Três pessoas foram atacadas com arma branca e ficaram feridas, nesse sábado (3), na estação ferroviária Gare de Lyon, em Paris, na França. O ataque ocorreu por volta das 8h locais (4h em Brasília), em uma sala subterrânea. 

Veja também

Segundo a polícia francesa, um suspeito foi detido. O agressor estava armado com uma faca e um martelo.

Ele foi contido por pessoas que estavam no local, até a intervenção da polícia ferroviária, disseram fontes policiais. As mesmas fontes indicaram que o agressor aparentemente não gritou ao cometer o ataque.

Vítimas sobreviveram 

Uma das vítimas está em estado grave, e o prognóstico vital está “comprometido”, conforme informou o chefe da polícia de Paris, Laurant Nuñez.

As outras duas pessoas tiveram ferimentos leves, e uma quarta está em estado de choque.

Quem é o suspeito e o que está por trás do ataque 

Em entrevista coletiva, Nuñez descartou a hipótese de “ato terrorista”, conforme os primeiros elementos da investigação, e disse que o suspeito sofre de “transtornos psiquiátricos”. 

O suspeito declarou “espontaneamente” que sofre de “problemas psiquiátricos” e foram encontrados “medicamentos” com ele, acrescentou Nuñez. 

De acordo com os documentos, ele é natural do Mali e é “residente legal na Itália desde 2016, com autorização plenamente válida emitida em 2019”. 

Após várias horas de detenção, a prisão preventiva do detido foi levantada depois de uma análise de seu comportamento ter revelado “um estado psiquiátrico incompatível com a medida de coerção”, informou o Ministério Público. 

"Neste momento, está sendo atendido na enfermaria psiquiátrica da sede da polícia”, acrescentou.

Jogos Olímpicos de Paris

O ataque ocorreu a menos de seis meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. Cerca de 15 milhões de visitantes são esperados na capital francesa durante a realização dos Jogos. 

Mais de 100 milhões de passageiros passam todos os anos pela Gare de Lyon, de onde partem linhas de alta velocidade para o sudeste de França, mas também para Espanha, Suíça e Itália.

Assuntos Relacionados