Ao menos quatro brasileiros no Japão apresentam variante do novo coronavírus, diz ministério
Autoridades japonesas já iniciaram os estudos para mensurar a efetividade das vacinas contra a nova variante.
Quatro brasileiros foram diagnosticados com uma nova variante do novo coronavírus no Japão. Os viajantes são do estado do Amazonas e retornavam ao país, onde são residentes. O resultado dos exames foi divulgado pelo Ministério da Saúde japonês neste domingo (10).
Autoridades japonesas já iniciaram os estudos para mensurar a efetividade das vacinas contra a nova variação. Segundo um funcionário do ministério, ela difere das modalidades mais infecciosas encontradas no Reino Unidos e na África do Sul.
"No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa", disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, em um comunicado.
O ministério informou ainda que, dos quatros viajantes que pousaram no aeroporto de Tóquio no dia 2 de janeiro, um homem apresentou problemas de respiração, uma mulher de 30 anos informou sentir dor de cabeça e garganta inflamada, e um adolescente teve febre.
> Estudo diz que maioria dos pacientes com Covid-19 tem ao menos um sintoma 6 meses após a internação
O Japão declarou estado de emergência para Tóquio e três cidades vizinhas à ainda na quinta-feira. O país contabiliza 289 mil casos e 4.061 mortes, segundo a emissora pública NHK.