Tomilho: para que serve e quais os benefícios da erva
Usado tradicionalmente na culinária, o tomilho também possui propriedades medicinais
Também conhecido como timo ou poejo, o tomilho é uma erva aromática que pode ser usada na culinária em forma de tempero ou como chá, ou extraindo seu óleo essencial, para fins medicinais.
O que é tomilho?
Segundo explica a nutricionista Mirella Sales*, tomilho é o nome comum para as folhas e flores das plantas Thymus vulgaris. Trata-se de uma erva com cheiro característico, assim como algumas ervas utilizadas na culinária brasileira, como o orégano. No entanto, conforme a especialista, ele se enquadra na mesma família da hortelã.
Apesar de ter o uso muito difundido como especiaria, Mirella destaca o tomilho como algo muito mais do que apenas um ingrediente secundário.
Para que serve?
Além de sua aplicação culinária comum, o tomilho tem sido usado medicinalmente por milhares de anos, ressalta a nutricionista. Segundo ela, a erva também é conhecida por sua ação antioxidante e antimicrobiana.
Entre os benefícios, a especialista destaca as propriedades medicinais da planta, que podem contribuir na prevenção de infecções bacterianas e fúngicas, no alívio da tosse e espasmos, aumentando a imunidade.
Além disso, o óleo essencial de tomilho, obtido de suas folhas, é frequentemente usado como remédio natural para a tosse. Um estudo de 2018, realizado em animais, descobriu que uma combinação de extratos de tomilho e prímula ajudaram a reduzir a inflamação e o muco.
Ainda segundo Mirella Sales, sua ação antioxidante pode ajudar no controle de doenças crônicas como hipertensão e câncer. "Além disso, há milhares de anos, tem sido usado em aromaterapia e como repelente. Embora registros da sua utilização date de séculos, são necessários mais estudos em humanos para comprovar melhor tais efeitos", comenta.
Veja também
Chá de Tomilho
O tomilho também é utilizado no preparo de chás, mas a nutricionista alerta para algumas contraindicações. Embora não existam dados clínicos bem definidos, segundo ela, sugere-se que a erva seja bem tolerada em doses comuns.
A maioria das reações adversas parece estar relacionada a usos dermatológicos ou alérgicos. Mesmo com baixas evidências cientificas, Mirella Sales recomenda não exceder as doses orais de 10 g de folhas secas por dia.
A erva também não deve ser usada durante a gravidez, na lactação e por pessoas com problemas cardíacos. "Deve-se consultar um profissional da saúde para analisar cada caso em específico", diz.
É bom para a gripe?
De acordo com a especialista, o chá de tomilho pode auxiliar no tratamento de alguma gripe ou resfriado, devido a sua ação antioxidante, por conter nutrientes. Ela ressalta, porém, que esta não deve ser a única forma de tratamento. Outros métodos como hidratação, alimentação balanceada ao longo do dia e o correto acompanhamento médico devem complementar uma correta profilaxia.
Tomilho como tempero
Na cozinha, o tomilho é tradicionalmente usado como tempero. Algumas sugestões de uso são em carnes cozidas ou no preparo de batatas, cenouras, molhos e legumes. Confira abaixo sugestão de receita.
Batatas com tomilho
Ingredientes:
- 500g de batatas médias picadas;
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- 1 colher de chá de alho picado;
- 1 pitada de sal;
- Pimenta-preta moída;
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado;
- Opcional: queijo parmesão ralado.
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Lave as batatas, depois corte-as em cubos.
- Em uma tigela grande, misture batatas, azeite, alho, sal e a pimenta-preta moída.
- Forre uma assadeira com papel manteiga. Espalhe as batatas em uma camada uniforme e certifique-se de que estejam bem distribuídas. Asse por cerca de 30 minutos até dourar, dependendo do tamanho das batatas.
- Retire as batatas do forno e adicione o tomilho fresco e finalize com o queijo parmesão. Você também pode borrifar umas gotas de limão para um sabor diferenciado.