Potássio: o que é, para que serve e onde encontrar

O mineral é particularmente importante para a função celular e elétrica

Escrito por Redação ,
pessoa partindo banana com cacho de bananas ao fundo
Legenda: Banana é um alimento rico em potássio
Foto: Shutterstock

O potássio é um mineral essencial no organismo, pois contribui para o correto funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco. Além disso, é crucial para o equilíbrio do pH sanguíneo.

Quimicamente, ele é um metal da família dos metais alcalinos, sendo representado pela letra K. Para obter o potássio na dosagem certa, é necessária uma alimentação equilibrada. Não se deve fazer, ainda, uso de suplementos de forma aleatória, alerta a nutricionista Suzany Alves*.

“Para que sua alimentação seja considerada saudável e completa em relação aos nutrientes, é importante que a base dos alimentos seja, preferencialmente, in natura e minimamente processados, evitando os ultraprocessados. Para ajustes de forma correta de todos os nutrientes, indico um plano alimentar ou, caso seja necessário, suplementação de nutrientes, sempre com indicação de um nutricionista”, acrescenta a profissional.

Veja também

O que é potássio?

Trata-se de um mineral encontrado em diversos alimentos da dieta, agindo como elemento fundamental para o funcionamento dos músculos de todo o corpo, principalmente os músculos cardíacos. Também é essencial para as células do sistema nervoso.

Para que serve?

As funções do potássio no organismo estão relacionadas com a condução de impulsos nervosos, contração dos músculos, regulação dos níveis de pH corporal, controle da pressão arterial e batimentos cardíacos e regulação de secreção da insulina — hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.

Esse mineral reduz a pressão arterial pelo fato de aumentar a natriurese (excreção de sódio pela urina), diminuir a secreção de renina (um hormônio vasoconstritor) e aumentar a secreção de substâncias vasodilatadoras.

Quais os alimentos ricos em potássio?

Considerado um nutriente essencial na dieta, pois o corpo não o produz e não há estoque, então devemos obtê-lo através dos alimentos fonte, explica a nutricionista. Os principais são:

  • Frutas, como damasco, banana, kiwi, laranja, abacate, abacaxi e mamão;
  • Vegetais, como folhas verdes, cenoura e batata;
  • Bebidas como água de coco, leite de vaca, café e isotônicos;
  • Carnes magras, como peixes e frango;
  • Grãos integrais, como linhaça, aveia ou quinoa; feijão, nozes, castanha-do-Pará e avelãs.

Como funciona o exame para detectar o valor de potássio?

É mais comum realizar exame de sangue para avaliar os níveis de potássio no organismo, sendo considerado como valor ideal entre 3,5 e 5,0mmol/L, explica Suzany Alves.

Quais os sintomas de potássio alto?

A quantidade de potássio no corpo deve estar em valor ideal; quando os níveis estão elevados (acima de 5,5 mmol/L) chamamos o fenômeno de hiperpotassemia ou hipercalemia, “mas esse fato é mais recorrente em pessoas com problemas renais, por dificuldade de filtração no sangue”, detalha a nutricionista.

O valor elevado, de forma leve, normalmente não provoca qualquer tipo de sintoma, porém a concentração muito elevada pode resultar em redução dos batimentos cardíacos, arritmia cardíaca, fraqueza muscular, dormências e vômitos. Outros fatores como constipação, baixo consumo de água e uso de algumas medicações podem contribuir para o aumento do potássio no sangue, acrescenta Suzany Alves.

Quando é preciso repor o nutriente?

Quando o nível de potássio está baixo se relaciona, principalmente, aos sintomas de aumento da pressão arterial. A deficiência de potássio por consumo alimentar não é comum, frisa a nutricionista, já que este é um nutriente facilmente encontrado em diversos alimentos. Porém, pode ocorrer em quadros de vômito ou diarreia excessiva ou por uso de alguns tipos de medicamentos, principalmente diuréticos.

Os principais efeitos adversos da deficiência grave de potássio são:

  • Arritmias cardíacas;
  • Fraqueza muscular;
  • Câimbras;
  • Desregulação do nível de açúcar no sangue.

A reposição, em casos graves, pode ser feita com medicação, e em casos mais leves, por ajuste na dieta ou uso de suplemento, ressalta Suzany Alves.

Qual banana tem mais desse nutriente?

A banana é uma das principais frutas consideradas fonte de potássio. “Dentre os tipos de banana, as de maior teor de potássio são a prata e a nanica, e a de menor teor a banana-ouro e a maçã, variando entre 200 mg e 140 mg, respectivamente, em uma unidade média”, avalia a nutricionista.

Como incluir o potássio no dia a dia?

A recomendação de ingestão é de 4,7 g/dia, diz Suzany Alves. As frutas e as hortaliças são excelentes fontes de potássio. “Vale ressaltar que o cozimento em água promove redução significante da sua quantidade, portanto, o ideal é que esses alimentos sejam consumidos preferencialmente crus ou, quando não for possível, que sejam cozidos com o mínimo de água ou realizar o cozimento em vapor”, adiciona a nutricionista.

*Suzany Alves é nutricionista, formada pela UniFametro em 2018, pós-graduanda na área de Nefrologia. Possui experiência como nutricionista clínica e atendimento em Unidade Básica de Saúde. Atualmente como nutricionista residente no Hospital Universitário Walter Cantídio(HUWC-UFC) na área de assistência em diabetes.

Assuntos Relacionados