Dermatite seborreica: o que é, causas e como tratar

Não se trata de uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Tocar nas lesões não fará uma pessoa contrai-la

Escrito por Redação ,
pessoa com caspa no cabelo
Legenda: A doença pode causar escamação assintomática do couro cabeludo, como um quadro simples de caspa, até afetar várias regiões da pele
Foto: Shutterstock

A dermatite seborreica é uma doença da pele bastante comum e normalmente de pouca gravidade. Trata-se de uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.

As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, face, região peitoral, canal auditivo e costas. Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos seus sinais mais comuns.

A gravidade do eczema seborreico pode variar de escamação mínima e assintomática do couro cabeludo, como um quadro simples de caspa sem vermelhidão ou coceira, até afetar várias regiões da pele.

A dermatite seborreica pode ser desconfortável devido à coceira. As lesões também podem causar constrangimento quando surgem em partes visíveis do corpo, como no caso do rosto, pois elas se caracterizam por placas vermelhas que coçam e podem descamar.

Veja também

De acordo com a médica dermatologista Aline Valeriano*, é importante reforçar que esta não é uma doença contagiosa, portanto, não se pega de uma pessoa para outra. “Trata-se de uma doença estigmatizada. Muitas pessoas acreditam estar relacionada à falta de higiene. No entanto, é importante reforçar que alguns pacientes podem persistir em crise mesmo após aumentar a frequência das lavagens. É o caso de pacientes com baixa imunidade e também os portadores de doenças neurológicas, por exemplo”, avalia.

O que é dermatite seborreica?

É uma inflamação na pele que causa vermelhidão e descamação no couro cabeludo, acometendo também colo, orelhas e algumas regiões do rosto como as sobrancelhas e cantos do nariz. Alguns pacientes, de acordo com a médica dermatologista, relatam sensação de coceira e ardor nos quadros mais intensos.

Importante lembrar que é uma doença que passa por períodos de crise e de estabilidade, sendo muito frequente na nossa população.

Como tratar?

Por ser uma doença multifatorial, o tratamento consiste desde aumentar o número de lavagens do couro cabeludo, ao uso rotineiro de shampoos, cremes e pomadas contendo antifúngicos ou ativos de ações semelhantes.

Quais as causas?

Trata-se de uma doença de causa não totalmente conhecida, apresentando forte componente genético e familiar, destaca Aline Valeriano. “Cada vez mais observamos alguns fatores externos sendo determinantes no surgimento da crise ou na persistência dela, como é o caso do estresse emocional, que está fortemente envolvido. Além dele, podemos destacar o consumo de álcool, alguns alimentos ricos em gordura e açúcares, aumento da oleosidade do couro cabeludo, entre outros”, frisa.

A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Já a dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta láctea, é uma condição inofensiva e temporária, na qual aparecem cascas grossas amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança.

Como curar?

Não há cura para a dermatite seborreica. O que é possível com o tratamento adequado é o controle, ressalta a dermatologista.

O que evitar para não ter ou não piorar o quadro?

Deve-se evitar o uso de produtos que aumentem o sebo. Por isso a importância de uma adequada frequência de lavagem do couro cabeludo. É importante, ainda, reduzir o uso de bonés/chapéus, evitar prender o cabelo ainda úmido e banhos muito quentes.

É indicado secar-se bem antes de se vestir; usar roupas que não retenham o suor (tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica) e controlar o estresse físico e mental e a ansiedade.

A dermatite seborreica não é considerada uma doença infecciosa, apesar de haver melhora dos sintomas quando tratada com medicamentos antifúngicos. Não é preciso temer o contato com pessoas com este quadro.

Quem tem dermatite seborreica pode fazer progressiva?

A escova progressiva deve ser evitada por todos, garante Aline Valeriano. “E para quem é portador da dermatite seborreica deve ser evitada ainda mais fortemente, uma vez que ela piora a descamação”, adiciona.

Quem tem dermatite seborreica, pode lavar o cabelo todo dia?

Sim. O couro cabeludo pode ser higienizado todos os dias, diz a dermatologista. A frequência da lavagem deve ser realizada visando evitar a oleosidade do couro cabeludo, por isso, varia conforme a necessidade de cada pessoa.

*Aline Valeriano é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem residência de Clínica Médica pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley e especialização em Dermatologia pela Santa Casa de Saúde de Recife. Possui pós-graduação em Procedimentos Minimamente Invasivos pela UECE. Atua na área de Dermatologia, Cosmiatria e Laser em sua clínica no Complexo São Lucas Medical Center, em Sobral. Ensina Dermatologia no curso de Medicina da faculdade Uninta e é diretora técnica do Hospital Regional Norte, na mesma cidade.

Assuntos Relacionados