Skatista de 15 anos morto em Fortaleza foi vítima de 'Tribunal do Crime'; 4 suspeitos são detidos

Pelo menos sete pessoas participaram do crime. Os outros suspeitos que não foram presos estão sendo procurados pela Polícia

Escrito por
Emanoela Campelo de Melo e Messias Borges producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:34)
skatista morto em fortaleza tribunald o crime faccao bairro vicente pinzon
Legenda: Não há confirmação se Felipe integrava ou não uma facção criminosa.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro suspeitos de participar da morte do skatista Marcos Felipe Mendes de Sousa, o 'Felipe Maracajá', de 15 anos, foram detidos. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (3), investigadores revelaram que o adolescente foi vítima de 'Tribunal do Crime' realizado por membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Não há indicação que Felipe integrava ou não uma organização criminosa.

A família nega que o jovem fosse ligado a qualquer atividade criminosa, mas há um vídeo gravado antes da morte de Felipe que mostra os suspeitos encontrando a participação dele em um grupo de WhatsApp, supostamente, com participação de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV)

O jovem foi levado a um local afastado e filmado antes de ser assassinado, segundo vídeo que circula nas redes sociais. Os criminosos acusaram o jovem de pertencer à organização rival, que não é a da região na qual ele morava. A Polícia Civil do Ceará tem a informação de que pelo menos sete pessoas participaram do crime.

O homicídio aconteceu no bairro Vicente Pinzón, na última segunda-feira (30). O delegado Rodrigo Jataí, diretor-adjunto do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) disse que a vítima transitava em uma motocicleta quando foi interceptada pelos criminosos e "interrogada".

Veja também

O grupo ainda obrigou que Marco Felipe fornecesse a senha do celular dele.  Quando os suspeitos olharam as mensagens no aparelho, "vincularam a vítima com participação a uma facção rival e então a vítima foi morta por disparos de arma de fogo", detalhou o delegado.

A delegada Patrícia Pereira Gonçalves, titular da 1ª Delegacia do DHPP, acrescentou que a vítima foi torturada com socos e chutes e ainda tentou fugir, "mas foi perseguida por vários indivíduos e, posteriormente, foi alcançada e executada por disparo de arma de fogo".

PRISÕES

No mesmo dia, o primeiro suspeito foi capturado em flagrante. Ele já tinha antecedentes criminais por roubo e corrupção de menores. 

As demais capturas aconteceram na terça e quarta-feira (quando também foi localizada a moto da vítima). Duas das prisões contaram com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)".

Os presos têm 25, 26 e 18 anos. Eles foram autuados por integrar organização criminosa. "Um celular foi apreendido e passará por perícia com intuito de auxiliar nas investigações", ainda conforme a Polícia.

Federação de skate lamentou morte

Em nota de pesar, a Federação Cearense de Skateboarding lamentou o falecimento de Felipe, que era "talento, alegria e futuro". "Hoje, Felipe se soma às estatísticas cruéis de um país que falha com sua juventude. Em menos de seis meses, é o segundo jovem skatista assassinado no Ceará", disse a entidade. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados