Operação conjunta entre Enel e forças de segurança apreende 35kg de cabos e materiais elétricos

Um homem foi preso durante a ação no bairro Paupina

Escrito por
Lucas Monteiro lucas.morais@svm.com.br
(Atualizado às 22:34)
Imagens do material roubado. Cabos de energia elétrica sendo manuseados.
Legenda: Um homem foi preso em flagrante durante a operação
Foto: Divulgação / SSPDS

Foram apreendidos, nesta quarta-feira (11), cerca de 35 quilos de cabos de energia elétrica e materiais de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) durante uma operação conjunta realizada pela Enel Ceará com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os materiais foram localizados em sucatas e estabelecimentos de reciclagem do bairro Paupina, em Fortaleza. Um homem foi preso em flagrante por receptação de cabos elétricos furtados durante a operação. O caso segue em investigação.

Veja também

Operação contra furto de cabos

A operação realizada nesta quarta faz parte de uma ação da Enel Ceará com apoio das forças de segurança do estado que visa combater o furto de cabos no estado, focando na fiscalização de sucatas e endereços ligados ao trabalho de reciclagem.

A pena prevista para esse tipo de crime é de um a oito anos de prisão

Até esta data, foram realizadas 25 operações por parte da força-tarefa, cujo objetivo é identificar, nos diversos pontos de Fortaleza e Região Metropolitana, possíveis receptadores de materiais furtados da rede elétrica.

Dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS, foram realizadas 153 prisões por furto ou receptação de material no Ceará nos cinco primeiros meses de 2025.

Material elétrico roubado
Legenda: Já são 434 ocorrências registradas neste começo de ano
Foto: Divulgação / SSPDS

Número de ocorrências cresceu

Nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de 76 quilômetros de cabos de energia já foram furtados em todo o estado. No ano passado, cerca de 320 km de cabos de energia foram furtados no Ceará, o que afetou a distribuição de energia de mais de meio milhão de casas. 

De janeiro a abril deste ano, o número de ocorrências já chegou a 434, cerca de 41% do total registrado em 2024. Segundo a distribuidora de energia, a questão fica ainda mais grave devido a subtração de outros itens além do cobre presente nos fios, já que os reparos acabam exigindo um tempo maior de reparo.

Assuntos Relacionados