Mulher é perseguida por membro de facção criminosa em Caucaia e escapa de ser morta porque arma trava; veja vídeo

O suspeito, preso em flagrante, estava em liberdade há apenas 11 dias e utilizava tornozeleira eletrônica

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 15:56)
Criminoso chegou a efetuar um tiro, mas errou o alvo. Depois, a arma travou
Legenda: Criminoso chegou a efetuar um tiro, mas errou o alvo. Depois, a arma travou
Foto: Reprodução

Uma mulher escapou de ser morta porque uma arma de fogo travou, em uma ação criminosa registrada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último domingo (16). O autor do crime, apontado como membro da facção carioca Comando Vermelho (CV), foi preso em flagrante. Ele estava em liberdade há apenas 11 dias e utilizava tornozeleira eletrônica.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, Francisco Hyarlen de Oliveira Marques, de 21 anos, e um adolescente estariam realizando pichações da facção Comando Vermelho em muros da Rua Consunel, no bairro Potira, quando rivais, pertencentes a outra facção, apareceram no local.

Veja também

A dupla, que estava armada, iniciou uma perseguição aos rivais. Uma câmera de segurança da região filmou a ação criminosa. A mulher se desequilibrou e caiu duas vezes. Na segunda queda, Francisco Hyarlen se aproximou e errou um tiro. 

Depois, a arma travou e o suspeito não conseguiu mais efetuar nenhum disparo. Ele e o comparsa ainda agrediram e roubaram o celular da jovem, antes de fugirem. Hyarlen foi preso em flagrante, poucas horas depois.

Veja o vídeo:

O juiz Caio Lima Barroso, do 4º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias (Caucaia), converteu a prisão de Francisco Hyarlen de Oliveira Marques em prisão preventiva, em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (17). O magistrado também autorizou o acesso da Polícia aos dados de aparelhos celulares apreendidos na ação policial.

Suspeito estava solto há 11 dias

Na decisão que decretou a prisão preventiva, o juiz Caio Lima Barroso considerou que o suspeito tem "inclinação a reiteração criminosa". Francisco Hyarlen tinha sido preso em flagrante, no dia 9 de janeiro deste ano, por suspeita de roubar uma motocicleta, também no bairro Parque Potira.

Na ocasião, Hyarlen também teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia, no dia seguinte, e foi denunciado por roubo pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), no dia 20 de janeiro.

No dia 4 de fevereiro último, a juíza Thémis Pinheiro Murta Maia, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caucaia, recebeu a denúncia contra o suspeito, mas decidiu soltá-lo com aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica por 90 dias.

"Analisando o crime praticado pelo acusado nestes autos, entendo que embora tenha sido de natureza grave (roubo), há que se considerar que o crime não foi praticado com violência excessiva. O bem subtraído da vítima, foi devidamente restituído. Ademais, o denunciado não possui antecedentes criminais. Logo, não vislumbro a presença dos motivos que autorizariam o decreto de prisão preventiva, posto que a garantia da ordem pública, da aplicação da lei penal, da ordem econômica e da instrução criminal não se encontram abaladas", justificou a juíza, na decisão.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados