Foragido do Ceará é recapturado

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Francisco Osivaldo da Silva Sousa, 29, é comparsa de Willame Diógenes. Ele havia fugido há um ano e meio

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na noite da última quarta-feira (17), no município de Barreiras, um dos homens mais procurados do Ceará. Francisco Osivaldo da Silva Sousa, 29, é apontado como integrante de uma quadrilha suspeita de ser responsável por cerca de 50 homicídios.

Osivaldo foi detido com outros três homens em um bar no bairro Bandeirantes. Na ocasião, o cearense apresentou identidade falsa, com o nome de Franscisco Calou Gomes, para tentar despistar a Polícia do seu histórico criminal.

A operação para prender o pistoleiro do Vale do Jaguaribe contou com troca de informações entre os serviços de inteligência da Polícia dos dois estados e culminou na prisão do foragido da Justiça cearense, confirmada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A Polícia baiana suspeita que o bandido estivesse agindo na região, depois de passar por outros estados pelo Nordeste. "Temos fortes indícios de que Osivaldo participou de roubos e homicídios na nossa região", destacou o delegado da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Barreiras), Rivaldo Luz.

Histórico

Osivaldo responde por 4 crimes de homicídio, 5 roubos, associação criminosa, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A quadrilha que Osivaldo integra atua há mais de 10 anos, principalmente na região do Vale do Jaguaribe no Ceará e em outros estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Goiás e Paraná. Além de homicídios, o bando é acusado também de ataques a instituições financeiras e tráfico de drogas.

Osivaldo, nascido no município de Russas, foi preso em 29 de janeiro de 2015 em uma operação da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará, junto do comparsa Williame Huaina Diógenes Cintra, em um condomínio localizado no Km 11 da CE-065, em Maracanaú, onde viviam com suas famílias. Menos de três semanas depois, o bandido fugiu da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) no Ceará. Capturado na Bahia um ano e meio depois da fuga, Osivaldo figurava na lista dos mais procurados do Ceará, ao lado de mais 15 criminosos.

Procurados

A lista dos bandidos mais procurados do Ceará inclui suspeitos de cometerem crimes que estão com o mandado de prisão em aberto e outros que foram presos, mas fugiram de delegacias ou do Sistema Prisional.

Os crimes que levaram essas pessoas à lista da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) são os mais diversos, como homicídios, ataques a bancos, roubos, latrocínios, tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Quando foi divulgada pela primeira vez, em 2007, a lista tinha 114 nomes. Até o fim do ano de 2014, 95 já haviam sido capturados ou mortos e foram retirados da relação. Mas, do ano passado para o momento atual, a Polícia conseguiu diminuir apenas mais quatro nomes, contando com a prisão de Osivaldo.