Efetivo de rua da Guarda Municipal de Fortaleza passa a ser completamente armado
A entrega do armamento aconteceu em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (19).
O efetivo de rua da Guarda Municipal de Fortaleza passará a ser 100% armado. Nesta quinta-feira (19) o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, realizaram entrega de 400 novas pistolas Glock calibre .40.
Atualmente, o contingente do órgão é formado por cerca de 3.100 agentes, ficando cerca de 48% nas ruas. O investimento nas 400 armas foi de quase R$ 1 milhão.
Conforme a Prefeitura,"com os novos armamentos, somados a 429 entregues em 2025, todo o efetivo de rua da Guarda passará a atuar armado em Fortaleza". A Pasta disse ainda que o ato é um investimento na modernização da Guarda.
O prefeito Evandro Leitão acrescentou que "todos os profissionais estão qualificados para utilização do armamento".
De acordo com o governador Elmano de Freitas, "o prefeito comprou a melhor arma do mundo. Os senhores têm a melhor porque merecem a melhor para sua segurança e da população... Muito em breve o Governo do Ceará vai assinar convênio com todos os municípios do Ceará para integrar às forças de segurança com todas as guardas do estado".
O secretário da Guarda Municipal de Fortaleza, coronel PM Márcio Oliveira afirmou que o foco em 'armar a Guarda' é nas "atividades ostensivas e fortalecer presença em territórios. Estamos usando o mesmo sistema de despachos e comunicação que as viaturas do estado utilizam e isso se traduz em mais tranquilidade para as pessoas".
A diretora-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Cristiane Fernandes Correia, destaca que a "a entrega é mais um feito do programa 'Fortalece'. A instituição se fortalece e amplia a capacidade de servir o povo".
PLANO DE CARGOS E CARREIRAS
Evandro Leitão se comprometeu que até o fim de 2026 deve implementar na Guarda Municipal de Fortaleza um novo plano de cargos e carreiras.
"Firmamos um compromisso com os fortalezenses. Segurança se faz inicialmente humanizando o serviço... Vamos sentar, dialogar. Se Deus quiser vamos chegar no aniversário da Guarda e anunciar isso", pontuou o prefeito.