Chefe de organização criminosa com atuação em vários bairros de Fortaleza é preso no Porto das Dunas

Investigação aponta que ele atuava em grupo criminoso oriundo do Rio de Janeiro. Polícia acredita que ele é um dos maiores traficantes da facção no Ceará

Escrito por Redação ,

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu um homem suspeito de chefiar uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro com atuação em Fortaleza. O suspeito, de 36 anos, foi preso ao tentar entrar em um condomínio no Porto das Dunas, em Aquiraz, após perseguição policial. Os detalhes da captura foram divulgados nesta sexta-feira (12).

O homem é suspeito de atuar como conselheiro de uma organização criminosa. Ele também comandaria o tráfico de drogas em bairros como Messejana, Parque Santa Maria, Parque Santa Rosa, Coaçu, Cambeba, Curió e Sabiaguaba. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já responde por associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Além disso, o homem foi condenado a 15 anos de reclusão por integrar organização criminosa e tráfico de drogas.

O delegado adjunto da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Klever Farias, ressaltou a atuação do preso em esquemas de tráfico de drogas. "As investigações apontam, que há indícios de que ele possa ser um dos maiores traficantes de entorpecentes no Estado do Ceará para essa facção", afirmou.

Como foi a captura

Os agentes, que contaram com a Draco na investigação, prenderam o suspeito durante perseguição policial. Conforme o delegado adjunto, as diligências, iniciadas no Parque Santa Rosa, acompanharam o suspeito até o Porto das Dunas. Lá, "ele percebeu o acompanhamento dos policiais e logo em seguida, ele empreendeu fuga", afirmou, indicando que a perseguição ocorreu por cerca de dois quilômetros. O homem buscava se refugiar com a esposa e foi capturado ao tentar entrar em um condomínio.

Ainda na ação, o homem jogou o celular em um terreno. O aparelho, contudo, foi encontrado e apreendido pelos policiais, que refizeram o trajeto em busca do item. O suspeito foi levado para a sede da Draco, em Fortaleza, e autuado em flagrante por integrar associação criminosa.

Klever Farias informou que o suspeito já foi preso em 2008, pela Polícia Federal, e em 2017 pela Delegacia de Entorpecentes. Uma investigação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc) indicou que ele atuava em uma organização criminosa procedente do Pará até 2017. Nesse ano, ele mudou para o grupo fluminense.

Como denunciar grupos criminosos

A Draco conta com denúncias da população para combater a atuação de grupos criminosos no Ceará. A unidade recebe mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos por meio do WhatsApp (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ligação é gratuita, e o sigilo e o anonimato, garantidos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados