Suspeito de participar de chacina em Itarema morre em confronto com a Polícia

Quatro jovens, da mesma família, foram executados a tiros, dentro de uma residência, na madrugada desta segunda-feira (30)

Escrito por Messias Borges e Emanoela Campelo de Melo , seguranca@svm.com.br
Secretário Samuel Elânio destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança para localizar os suspeitos de cometer a matança
Legenda: Secretário Samuel Elânio destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança para localizar os suspeitos de cometer a matança
Foto: Divulgação/ SSPDS

Um suspeito de participar da chacina que vitimou quatro jovens em Itarema, no Interior do Ceará, na madrugada desta segunda-feira (30), morreu em confronto com a Polícia horas depois, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

[Atualização: 30/10/2023, às 20h43] A SSPDS chegou a divulgar que o suspeito morto era um adolescente (menor de 18 anos), na tarde desta segunda. Entretanto, à noite, a Secretaria confirmou que o jovem tinha 23 anos - mas não divulgou a identificação do mesmo.

A Pasta detalhou, em nota, que a Polícia localizou dois suspeitos de participar da matança. "A dupla empreendeu fuga e efetuou disparos de arma de fogo contra a composição, que revidou. Na ocasião, um dos suspeitos, de 23 anos, foi lesionado e socorrido para uma unidade médica, mas foi a óbito decorrente da oposição à intervenção policial", informou.

Com o suspeito, a Polícia apreendeu um revólver com 11 munições de calibre 38 - sendo quatro munições deflagradas e sete intactas - e cerca de 39 gramas de maconha.

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, garantiu que as polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), com apoio das inteligências policiais, trabalham integradas para identificar a autoria e a motivação do crime.

Vamos dar prontamente uma resposta, mais uma vez, e mostrar que o Estado vai responder à altura e tirar de circulação pessoas que cometem esse tipo de crime."
Samuel Elânio
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará

Determinação do governador do Estado

O secretário Samuel Elânio também revelou que o governador do Estado, Elmano de Freitas, determinou que as Forças de Segurança do Estado se empenhassem para dar uma resposta à chacina ocorrida em Itarema.

"O governador pediu uma solução o mais rápido possível, enérgica, para solucionar esse caso. E as Forças de Segurança estão mais uma vez integradas, unidas para dar uma resposta o quanto antes", finalizou.

Além do secretário da Segurança, também se deslocaram para a região onde aconteceu a Chacina o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez; o comandante geral da PMCE, Klênio Savyo; os delegados Nelson Pimentel e Edvando França, das Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e do Departamento de Inteligência da PC-CE, respectivamente; e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), delegado Marcos Aurélio França.

Como aconteceu a Chacina

Três mulheres e um homem foram assassinados, em uma chacina na cidade de Itarema, Interior do Ceará. O crime aconteceu dentro de uma residência, na madrugada desta segunda-feira (30).

A reportagem apurou, junto a uma fonte da Polícia - de identidade preservada - que as vítimas dormiam, quando foram mortas a tiros. Criminosos já teriam chegado ao imóvel efetuando os disparos.

O crime aconteceu no Distrito de Patos e as vítimas seriam da mesma família. Três corpos foram localizados pela Polícia em cima da cama, enquanto um quarto estava no chão, do mesmo compartimento.

As vítimas são duas mulheres, de 20 e 24 anos, uma adolescente de 13 anos, e um adolescente de 17 anos. As identidades não foram reveladas.

A SSPDS ressaltou que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser repassadas para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp.

As informações também podem ser direcionadas para o número (88) 3667-1300, da Delegacia Municipal de Itarema. O sigilo e o anonimato são garantidos pela Pasta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados