Sem sinal da Cruz nem unção individual: pandemia modifica ritos católicos da quarta-feira de cinzas

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé determinou mudanças nos ritos e, com isso, especialista sugere novos desafios impostos à Igreja

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Fabiane de Paula

Quando a aposentada Maria Dulcinéia, de 71 anos, foi a primeira vez à Igreja no ano de 1969, na cidade de Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, não passava por sua cabeça que um dia as missas seriam canceladas por medidas sanitárias e alguns dos mais tradicionais ritos católicos alterados por igual razão. 

Amanhã (17), devido à pandemia do novo coronavírus que ainda avança de forma célere e perigosa, a celebração da Quarta-feira de Cinzas, data em que marca o início da Quaresma, será diferente.

“Eu já perdi as contas de quantos anos seguidos vou à Igreja e recebo as cinzas em forma de Sinal da Cruz”, rememora Dona Dulce, que hoje reside em Quixadá, no Sertão Central.

Neste ano, porém, o rito foi modificado por orientação papal. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, no Vaticano, determinou que as cinzas sejam depositadas por sobre a cabeça dos fiéis, em silêncio, sem ser proferida a frase da unção individual. Desta vez, ela será dita apenas uma única vez, de modo geral, no altar, longe dos fiéis.

Novos arranjos

Para o padre João Batista Moreira, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguatu, a mudança não representa uma ruptura da tradição. O sacerdote avalia que “a simbologia do ato estará presente nas diferentes formas, seja no Sinal da Cruz ou no depósito das cinzas por sobre a cabeça dos fiéis, como, inclusive, alguns padres já vinham realizando”. Para ele, "essa alteração não trará impactos".

Veja também

O sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Emanuel Freitas da Silva, diverge. Ele considera que a avaliação deve ser realizada de forma mais profunda e observando os possíveis impactos no futuro.

Para ele, as últimas mudanças de rituais ocasionadas pelo advento da pandemia – como foi a realização da Semana Santa do ano passado exclusivamente de forma virtual e o cancelamento de importantes manifestações católicas, como as romarias – podem acarretar o afastamento do católico, fenômeno que ele chama de “desraizamento”.

“Essa nova realidade pode trazer prejuízos no que diz respeito a dispersão de fiéis, que já era algo próprio do catolicismo, e com a pandemia pode ter se agravado”, detalha. 

Adaptação 

Emanuel, contudo, avalia positivamente as decisões da Igreja Católica “que denotam profunda harmonia com a ciência” mesmo em detrimento desse possível êxodo católico.

“Em nenhum momento a Igreja adotou postura negacionista na pandemia. Ela tem sempre seguido as orientações da ciência o que é muito importante do atual contexto. Dito isso, obviamente a Igreja precisa se adaptar a essa nova mobilidade de contato [muitas vezes virtual] que atinge inicialmente os mais novos que foram socializados nessa cultura digital".

Foto: Fabiane de Paula

Maria Dulcinéia é uma das que apresentam certa resistência nesse novo arranjo.

"Sou de família tradicionalmente católica. Entendo o momento difícil da pandemia, mas nada como sentar na Igreja e acompanhar a missa presencialmente. Claro que eu tive que me resguardar, inclusive no ano passado fui a poucas missas e acompanhei a maioria pelo rádio, mas sinto muita falta", externa a aposentada. 

Relatos como este, segundo o pesquisador de Religião e Política, Emanuel Freitas, não são isolados. "É normal que os mais velhos, que não são tão adaptados com essa fé digital sofram maior resistência. Daí o esforço duplo: dos fiéis e do próprio Clero católico para essa adaptação". 

Pós-pandemia

Padre João Batista Moreira e o sociólogo Emanuel Freitas têm opiniões convergentes quanto ao futuro.  Ambos ressaltam que, no período pós-pandêmico, será necessária uma forte intervenção da Igreja Católica. "Incentivar a volta dos fiéis que podem ter perdido o costume”, pontua o pároco. "Será preciso um trabalho de captura, de reabsorção desses fiéis que já tinham essa tendência de dispersão antes da pandemia", acrescenta Freitas.

Nesse contexto, o sociólogo avalia a importância da atuação dos padres midiáticos "como Reginaldo Manzzoti, Fábio de Melo e Marcelo Rossi". Para o estudioso, é possível extrair "frutos" deste período em que o virtual adotou papel protagonista. 

"É possível que essa modalidade virtal se estabeleça. Esses padres midiáticos têm criado essa fidelidade virtual. Eles têm produzido um modo de produção católico interessante e isso pode se aprofundar", concluiu o sociólogo. 

Programação Quarta-feira de Cinzas

As missas seguem com limitação de público, reduzido a 50% da capacidade e distanciamento dos fiéis entre os bancos. Em Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, serão três missas na Igreja Matriz (6h, 17h e 19h) e três na Catedral de São José (8h, 18h e 20h).

Em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, serão quatro missas (6h, 9h, 12h e 19h) na Basílica Santuário Nossa Senhora; duas (7h e 16h) na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e uma missa na Capela Santa Clara (19h) e outra na São João Batista (17h).

 

Assuntos Relacionados