Rota Mirantes da Ibiapaba passa a fazer parte do Circuito Turístico do Ceará

Lei que definiu destino foi assinada nesta semana. Objetivo é impulsionar a renda da região com o turismo

Escrito por Redação ,
Legenda: Bica do Ipu, também conhecida como Bica de Iracema, presente na rota
Foto: Reprodução

O governador Camilo Santana (PT) instituiu lei que torna a Rota Mirantes da Ibiapaba destino do Circuito Turístico do Ceará. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (5) e tem o objetivo principal de impulsionar a região por meio do turismo.

A nova rota turística cearense abrange nove municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. 

Nas redes sociais, o deputado estadual Salmito Filho (PDT), autor da lei, comemorou a aprovação e explicou os benefícios para a região.  

“Essa lei permite a abertura de um importante canal para captação de recursos, gerando oportunidades para os empreendedores e técnicos ampliarem ações e negócios que garantam ainda mais empregos e renda”, pontua Salmito.

O texto aprovado espera promover a região da Serra da Ibiapaba como destino turístico. "Além dos investimentos diretos, outros setores da economia serão também beneficiados com um maior fluxo turístico, o que estimula a geração de novos empregos”, completa o deputado.

Salmito ressalta que a lei tem o propósito de também promover e preservar o patrimônio cultural e o meio ambiente na Serra da Ibiapaba. E salienta que a rota “deve reunir pontos turísticos de lazer, esportivo, histórico, cultural, religioso, gastronômico, ecológico e de aventura”.  

Veja alguns locais da Rota Mirantes da Ibiapaba:

Legenda: Voo livre em Tianguá
Foto: Marcelino Júnior
Legenda: Parque nacional de Ubajara
Foto: Reprodução
Legenda: Trilhas das cachoeiras de Ubajara
Foto: Cid Barbosa
Legenda: Bica do Ipu
Foto: Reprodução/Sema
Legenda: Bondinho de Ubajara
Foto: Agência Diário
 

Atrações 

Dentre as atrações concentradas na rota estão os mirantes localizados em Ubajara e Tianguá, onde também há voos livres. Em Ipu está a famosa Bica de Ipu. Na rota também estão presentes sítios históricos, como a Igreja Matriz e a Igreja do Céu. 

Já em São Benedito, estão fazendas produtoras de flores que empregam centenas de pessoas. Em Ibiapina e em Guaraciaba do Norte, a atração é a produção de alimentos orgânicos e o agronegócio. Em Carnaubal, o forte são as tradições culturais, como as festas juninas. 

Assuntos Relacionados