Prestes a entrar em ‘lockdown’, mercado municipal de Juazeiro do Norte tem aglomeração no domingo

Número de casos confirmados da Covid-19 na cidade teve um aumento de 305% em 20 dias

Escrito por Redação ,
Legenda: Movimentação intensa registrada no Mercado do Pirajá no domingo (21)
Foto: VC Repórter

No mercado municipal de Juazeiro do Norte, popularmente conhecido como Mercado do Pirajá, foram registradas aglomerações na manhã deste domingo (21). A cidade, localizada no Cariri cearense, teve um crescimento de mais de 300% no número de casos de Covid-19 em 20 dias.  

A movimentação registrada foi logo dispersa, de acordo com o diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) Paulo Menezes que garantiu haver um controle de fluxo nos espaços públicos do município. 

"A fiscalização realizada junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) fica lá para dispersar esse tipo de movimento, estamos trabalhando em cima disso. Para isso, fazemos o acesso controlado e proibição da entrada de pessoas sem máscaras", explica.  

Veja também

Apesar do trabalho, Paulo aponta que há uma grande dificuldade, pois, boa parte das pessoas ainda não se conscientizou sobre a gravidade da doença. "É muito complicado trabalhar com as pessoas, pois muitas pessoas ainda não se conscientizaram de que estamos tentando salvar vidas".   

Situação no município  

Com o aumento de indicadores da Covid-19, Juazeiro do Norte terá medidas de isolamento social mais rígidas a partir desta segunda-feira (22). O anúncio foi feito no sábado (20) pelo governador do estado, Camilo Santana.  

 

Além do aumento de 305% do número de casos confirmados da doença, houve um aumento de 219% da quantidade de óbitos. De acordo com secretária da Saúde do município, Glauciane Torres, esse incremento tem relação com a testagem.  

"Passamos a testar mais desde o último dia 10, e por isso os casos estão aparecendo mais”, pontuou. 

Até o momento, foram registrados 1.190 casos da doença em Juazeiro do Norte e 58 óbitos, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), neste domingo (21).  

Com as medidas intensificadas, Paulo conta que a fiscalização de espaços de atribuição da Semasp, a exemplo de comércios e locais públicos, terá um controle ainda mais rígido. "Elaboramos um plano de ação para evitar aglomerações", informa.  

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Assuntos Relacionados