Estúdio capacitará novos talentos

Escrito por Redação ,
Legenda: No traço de Ed Benes, o Superman ganha novos contornos e mais vida
Foto: Melquíades Júnior

Desenhista Ed Benes quer dar chance a novos talentos e constrói estúdio que será entregue em quatro meses

Limoeiro do Norte. Ainda tem muito talento escondido pelos cantos, que ainda não se descobriram ou não foram descobertos. O desenhista Ed Benes está realizando mais um de seus sonhos: construir um estúdio “completo”, em que possa trabalhar com os jovens desenhistas e dar aulas de desenho para quem tiver interesse e já um talento para a coisa. A “fábrica de quadrinhos”, como define sua intenção, será inaugurada dentro de quatro meses, em Limoeiro do Norte.

Referência para o Nordeste, terá sala de aula, com todo o material necessário para quadrinistas, e estúdio onde ele próprio e os já profissionais farão os desenhos. “Vamos ensinar o pessoal que gosta de desenhar. Aqueles que percebermos que têm talento para a coisa serão escalados para o “andar de cima” (onde a equipe trabalhará) para desenhar conosco e, logo a partir daí, receber seu primeiro dinheiro com os trabalho. Isso será ótimo”.

Além de trabalhar para empresas dos Estados Unidos, é importante que os desenhistas tenham contato com o idioma local. Com algumas exceções, esses cearenses não falam inglês. O trabalho de comunicação fica ao cargo dos “agentes”, pessoas contratadas para intermediar os contratos com as editoras estrangeiras e traduzir o roteiro da revista. Cada página traz um roteiro que deve ser seguido à risca, o que aguça a capacidade de interpretação criativa dos desenhistas. Se a arte não estiver a contento dos contratantes, volta para Brasil. O estúdio construído por Benes terá também aulas de inglês para os possíveis talentos.

O primeiro menino de ouro a trabalhar com Benes foi Ronaldo Adriano (Ron Adrian). Com apenas 20 anos, venceu um concurso realizado pelo desenhista e com ele foi trabalhar. Os dois são grandes amigos e têm trabalhos independentes. Depois de “Ron”, outros seguiram, como o irmão mais novo de Ed Benes, Fredson Edildene, ou “Fred Benes”. Não queria só ver o irmão trabalhar.

Para um mercado que valoriza a “nona arte” e que paga em dólar (a moeda tem o dobro do valor do real), trabalhar com quadrinhos americanos é um grande atrativo. Os desenhistas não falam muito em valores, mas uma página pode custar até U 500. E para os que não têm trabalhos fixos em revistas, faturam fazendo “bico” na venda avulsa de desenhos nos sites de leilões virtuais. Os rapazes fazem os desenhos e expõem num espaço virtual. Os interessados, geralmente norte-americanos, fazem o pedido. Outros encomendam aos desenhistas artes personalizadas.

Mais informações: Estúdio Ed Benes, Rua Francisco Ramígio, s/n, Fone: (88) 3423.4134, Sites: www.comiconart.com e http://edbenes.deviantart.com/.