Coronavírus no Ceará: jovem com suspeita da doença está isolado em Sobral após voltar da China
O homem de 27 anos esteve a trabalho na China e voltou ao Brasil há 12 dias.
O caso suspeito de coronavírus investigado no Ceará trata-se de um jovem de 27 anos, atendido em hospital particular de Sobral, na Região Norte. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o jovem esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil há 12 dias.
- O que se sabe até agora sobre o coronavírus
- Anvisa amplia grupo de emergência para monitorar ações contra coronavírus
- A cronologia do coronavírus, desde o primeiro alerta na China às suspeitas no Brasil
- Ex-Ceará, Ricardo Bueno revela clima na China, onde jogou em estádio vazio por causa de coronavírus
O paciente compareceu ao hospital depois de sentir sintomas similares aos de uma gripe. Ele foi medicado e está internado, em observação e em isolamento, com quadro clínico estável. A notificação do caso aconteceu nesta quarta-feira (29).
Sintomas
A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral também se pronunciou sobre o caso, contando que o paciente esteve na China por 90 dias e retornou ao Brasil apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita, conforme colocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele aguarda o resultado de exames laboratoriais.
- Saiba como o novo coronavírus é transmitido e como se prevenir
- Qual o procedimento para voos com casos suspeitos de coronavírus?
- Especialistas dizem que epidemia de coronavírus deve durar vários meses
A Sesa lembra que não há nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. No Brasil, há nove registros de suspeita de infecção pelo vírus. Além do Ceará, eles estão distribuídos em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3) e Paraná (1), conforme repassado em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (29).