Camilo Santana destaca o empenho dos produtores rurais na abertura da Expoece

O evento prossegue até o próximo domingo no Parque de Exposições Governador César Cals; paralelamente, acontece a Feira dos Municípios

Escrito por Redação ,

Foi aberta neste domingo pelo governador Camilo Santana a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). O evento prossegue até o próximo domingo (20/9) e é considerado o maior do setor agropecuário, produtos e serviços do Estado. Os organizadores estimam que 250 mil pessoas visitem o Parque de Exposições Governador César Cals. A Expoece deve movimentar mais de R$ 13 milhões em negócios.

No discurso de abertura, Camilo Santana destacou a classe cearense produtora e de criadores, "que está sendo capaz de realizar uma feira desse porte, apesar do quarto ano consecutivo de estiagem". Camilo lembrou que já abriu o evento outras vezes na condição de secretário e que, pela primeira vez, estava ali oficializando o início da Expoece como governador do Estado. "Reitero o compromisso de ajudar a classe produtora dentro das possibilidades do Estado. Quero uma salva de palmas para essa classe que tem conseguido superar todos os obstáculo".

Logo após a abertura da Exposição, Camilo Santana percorreu, na companhia de diversos secretários de Estado, dentre eles, Dedé Teixeira, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), e Osmar Baquit, da secretaria de Pesca e Aquicultura, as dependências do Parque. O governador foi parado várias vezes para tirar fotos por populares, amigos e correligionários.

Otimismo

Apesar das dificuldades econômicas e estiagem que atingem a região Nordeste, os organizadores estão otimistas e definiram uma programação social e pecuária variada, com apresentações de bandas de forró, exposições de raças de ovinos, caprinos, bovinos, concursos de raças e competições de equinos da raça Quarto de Milha.

"Apesar das condições adversas, teremos mais de 4.500 animais em exposição, sendo 1.500 para julgamento, participação de 300 criadores e 200 expositores oficiais e privados", disse Rejane Bastos Dias, coordenadora técnica da Expoece.

Apesar da abertura oficial ontem, no início da noite, Os shows começaram na última sexta-feira. O coordenador comercial do evento, Hilário Maciel, garantiu que serão 300 horas de forró. Todos os dias, haverá atração de shows de forró com programação vespertina e noturna.

Feira dos Municípios

Uma das novidades neste ano é a realização da Feira dos Municípios, dentro da programação da Expoece. As cidades vão participar com caravanas e haverá espaço para apresentações de números de dança e esporte - dançarinos brincantes e lutas de MMA. Outra inovação é o Festival de Quadrilha Junina fora de época, com a participação dos dançarinos brincantes, que será organizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce).

Quem visitar a Expoece pode conferir várias atrações culturais, de gastronomia, degustar na cozinha interativa carne de bode e de ovinos, doces do engenho, caldo de cana, rapadura. Uma casa de farinha foi montada e haverá parque de diversão.

A programação agropecuária está variada com a realização da Exposição Brasileira das raças caprinas Anglonubiana, Boer, e ovina Santa Inês; Exposição Nordestina da raça indubrasil (bovinos). Haverá concursos leiteiro para bovinos e caprinos; de raça; e exposição e concurso da raça de cavalos Mangalarga Machador; e de doma para puxadores da raça Pardo Suíço.