Avaliação segue modelo permanente

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Uma outra preocupação da Seduc está em conhecer de perto a situação da educação de cada município. Por esta razão, é que se realiza o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

O Spaece produz informações sobre o rendimento escolar dos estudantes e também analisa os fatores associados a esse desempenho, possibilitando um melhor embasamento às formulações e monitoramento das políticas educacionais. Desde 2004, o Sistema está sendo aplicado nas escolas estaduais e municipais dos 184 municípios cearenses.

O Spaece faz parte do Plano de Educação Básica 2003-2006: Escola Melhor, Vida Melhor e conta com recursos obtidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial — já foram investidos R$ 2,7 milhões.

A aplicação do Sistema é realizada a cada dois anos, sendo que o último foi feito em 2004. “Temos que organizar e racionalizar os trabalhos por macrorregião, verificar os dados, o desempenho municipal”, comentou a secretária da Seduc, Sofia Lerche.

Depois dos resultados, como forma de incentivo, a Seduc está premiando as escolas e aqueles que delas fazem parte. “Trabalhar região por região, nunca no sentido punitivo, mas incentivando e premiando os melhores”, acrescentou ela.

Um dos prêmios é uma bolsa para os melhores estudantes do Ensino Médio que desenvolvem trabalho em escolas municipais, fazendo reforço escolar — Prêmio Escola Destaque 2005.

Outro foi premiar as 50 escolas com melhor desempenho em 2005. Os professores receberam prêmio, ganhando o 14º salário. “O Spaece é bom porque escolas desconhecidas acabam aparecendo por desempenharem um bom trabalho”, ressaltou a secretária.

De acordo com o Spaece de 2004, foram 18 municípios com os quatro indicadores (4ª e 8ª séries - Língua Portuguesa e Matemática) maiores que as médias do Estado, são eles: Abaiara, Itaiçaba, Alto Santo, Altaneira, Moraújo, São Gonçalo do Amarante, Penaforte, Mucambo, Itapajé, Eusébio, Fortaleza, São Luis do Curu, Pacoti, Madalena, Assaré, Viçosa do Ceará, Deputado Irapuan Pinheiro e Camocim.