Autoescolas da região Centro-Sul protestam para retomada das aulas em Iguatu

Manifestação pacífica reuniu cerca de 50 veículos e terminou com ato voluntário de doação de sangue no hemocentro

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: O ato contou com a participação de 20 autoescolas do Centro-Sul cearense
Foto: Wandenberg Belem

Empresários e instrutores de 20 autoescolas da região Centro-Sul do Ceará realizaram na manhã desta segunda-feira (17), na cidade de Iguatu, manifestação com o objetivo de sensibilizar o governo do Estado a autorizar o retorno de aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) de veículos, que estão com atividades suspensas desde 20 de março passado.

Cerca de 50 veículos se concentraram próximo ao parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu e percorreram ruas do Centro de Iguatu e fizeram buzinaço para chamar a atenção dos moradores. Depois, seguiram para o Hemoce local onde participaram de um ato voluntário de doação de sangue.

Os empresários do setor reivindicam ao governo do Estado a liberação de pelo menos as aulas teóricas de 45 horas de forma remota e os exames oftalmológico e psicológico, que agora passa a ser em clínica particular, credenciada. As autoescolas da região Centro-Sul geram cerca de 160 empregos diretos. 

A empresária Rose Andrade destacou que as empresas atravessam um quadro de dificuldade para manter os funcionários e cobrir as despesas mensais.

“Estamos há cinco meses sem trabalhar, enfrentando uma situação muito crítica porque a maioria das autoescolas é de pequenas empresas. Precisamos voltar ao trabalho, seguindo, claro, todas as medidas de segurança”.

Jeová Maia, instrutor de autoescola, também defende o imediato retorno ao trabalho. “A nossa situação é de quase desespero, sem dinheiro para manter as despesas de casa e temendo perder o emprego diante de tantas incertezas”, disse. “Por tudo isso estamos na rua, protestando", complementa.

Legenda: Após a manifestação, os integrantes fizeram um ato voluntário do Hemoce de Iguatu
Foto: Wandenberg Belem

Os CFC também sofrem pressão dos alunos que pagaram matrículas, estavam cursando aulas teóricas e práticas e tiveram as atividades interrompidas, após o decreto do governo do Estado. “Queria continuar para tirar a minha habilitação”, externou o estudante Cleiton Gomes.

Esclarecimentos

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) informou por meio de nota que o retorno das atividades dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) deve obedecer ao Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais publicado pelo governo do Estado e regulamentado através de Decretos Estaduais.

O Detran esclareceu ainda que o Estado possui diferentes regiões e índices epidemiológicos e que a cidade de Iguatu e municípios da região encontram-se na Fase 2 deste plano que não contempla o retorno das atividades presenciais ofertadas pelas autoescolas.

"A medida que as cidades e regiões diminuem os índices relacionados à pandemia de Covid-19 e avançam no plano, o Detran vai retornando gradualmente as atividades, incluindo aquelas ligadas às autoescolas, a exemplo da capital Fortaleza que, estando na fase 4 do Plano de Retomada, já voltou a realizar inclusive os testes práticos de direção e legislação de forma gradual e segura para a saúde de alunos e examinadores", finalizou a nota.

Assuntos Relacionados