Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

O que buscam cerca de 100 prefeitos cearenses na Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília

Gestores estão na Capital e têm como prioridade demandas da Saúde e Pacto Federativo

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Marcha dos Prefeitos 2023
Legenda: Prefeitos estão na Capital e têm como prioridade demandas da Saúde e Pacto Federativo
Foto: Jakson Leno

Cerca de 100 prefeitos cearenses se mobilizam para participar, em Brasília, da tradicional Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios que começou nessa segunda-feira (27) e vai até a próxima quarta-feira (30). Este ano o evento que reúne gestores do País inteiro tem como tema central discussões sobre o Pacto Federativo.

Outros temas, no entanto serão tratados como pautas prioritárias de prefeitos do Ceará que estão em Brasília. O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, destaca uma série de demandas que os gestores prepararam para tratar na Capital Federal, e argumenta que "a luta dos últimos anos e a participação na Marcha" vem trazendo resultados importantes para o desenvolvimento dos municípios".

 De acordo com a Aprece, entidade que viabiliza e organiza a participação dos chefes de Executivo no Estado, a delegação do Ceará que participa das programações em Brasília tem cerca de 220 pessoas.

Veja também

O que diz o presidente

"A marcha tem um significado importante na nossa luta porque sempre colocamos na pauta do Governo Federal as nossas prioridades e dificuldades como gestores, e a cada ano a pauta é renovada", disse o presidente 

Júnior Castro também destacou que os progamas do Governo Federal e Estadual são, por regra, executados pelos muicípios, e que por isso é legítimo que os gestores marchem até a Capital para pleitear melhorias, mais atenção e revisão nos repasses.

"Queremos que seja aprovado o aumento de 1,5% da arrecadação. Fomos prejudicados por muitas responsabilidades que nos foram atribuídas. Também queremos a redução do INSS para os municípios, que são hoje os maiores pagadores do INSS do Brasil e isso leva uma boa parte da nossa arrecadação", completou o presidente da Aprece.

No grupo dos prefeitos em Brasília também está o gestor de Moraújo, Carlos Áquila. Ele destaca alguns pontos na Saúde Pública como área prioritária a ser tratada no evento. 

"Como prioridade temos que ver urgentemente o custeio da Saúde, os impactos que o Piso da Enfermagem vai causar aos municípios, a nova lei de Saneamento Ambiental e o fechamento dos lixões", destacou. 

Prefeita de Catunda, Ravena Lima também integra a comitiva a destaca que a busca em Brasília é para um Pacto Federativo "mais justo". 

"Nós é quem estamos na ponta, são grandes responsabilidades para se fazer políticas públicas com poucos recursos. Temos esperança no novo Governo Federal", completa. 

Aprece

No grupo há, além dos prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos que atuam nas prefeituras e primeiras-damas. Uma parte embarcou para o evento ainda no domingo (26), e outra seguiu para Capital Federal na segunda-feira (27). 

De acordo com Helderiza Queiroz, coordenadora da Escola de Gestão da Aprece, os prefeitos cearenses tentam se articular para se atualizar e tratar sobre pautas como pacto federativo, Saúde e Reforma Tributária. 

"São temas que gestores municipais possam conhecer mais de perto tomar conhecimento para discutir com os populares", salientou.

Na programação da Marcha, organizada anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e que esse ano chega à sua 25ª edição, há previsão de participação de ao menos quatro ministros de Estado, entre eles o ex-governador cearense e atual Ministro da Educação, Camilo Santana (PT). 

 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados