Pai e irmã de Gabriel Monteiro são eleitos após youtuber ter candidatura barrada

Ex-vereador puxou votos para Roberto e Gisele Monteiro

Escrito por Redação ,
Gabriel Monteiro
Legenda: Gisele (à esq.) e Roberto (à dir.) foram eleitos deputados estadual e federal, respectivamente
Foto: Reprodução

Após ter o mandado de vereador cassado, Gabriel Monteiro conseguiu emplacar as candidaturas do pai, Roberto Monteiro, e da irmã, Gisele Monteiro, eleitos como deputados federal e estadual, respectivamente.

Veja também

 

O youtuber e ex-policial militar havia sido cassado pela Câmara Municipal do Rio no último dia 18 de agosto por quebra de decoro parlmamentar em virtude de acusações de estupro, assédio sexual e vídeos forjados pela internet.

Ainda assim, por ser considerado um forte puxador de votos para o Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, Monteiro conseguiu trazer os eleitores para o pai, que obteve 93.587 votos, e para a irmã, escolhida para a Alerj com 94.556 votos. 

Roberto foi o 19º parlamentar mais votado do Rio de Janeiro para a Câmara dos Deputados, enquanto Gisele figurou na 10ª posição para a Alerj. 

Cassação de Gabriel Monteiro

O então vereador pelo PL teve o mandato de vereador cassado pela Câmara do Rio de Janeiro por 48 votos a 2, considerando quebra de decoro parlamentar. A cassação ocorreria se recebesse 34 votos ou mais.

O vereador Chico Alencar (PSOL) denunciou quebra de decoro parlamentar após o ex-policial militar e youtuber ser investigado por suspeita de estupro e assédio. Além disso, também é alvo de acusações por forjar vídeos nas redes sociais. 

O relatório que pede a cassação do mandato de Monteiro, criado pelo vereador Chico Alencar (PSOL), chegou a classificar os atos praticados pelo ex-policial como "inquestionavelmente graves". "O exercício de mandato público é respeito à dignidade, sobretudo dos mais vulneráveis, e não postura de manipulação, arrogância e mandonismo".

 

Assuntos Relacionados