Hamilton Mourão se posiciona após vitória de Lula e reconhece resultado da eleição
Vice-presidente de Bolsonaro envia mensagem a Alckmin e diz que o Palácio Jaburu está aberto para visitação dele
Hamilton Mourão, vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), enviou uma mensagem para Geraldo Alckmin (PSB) na tarde desta segunda-feira (31). Após o resultado das eleições de domingo (30), escreveu ao vice-presidente eleito que está à disposição para contribuir com o processo de transição dos respectivos cargos. As informações são do jornal O Globo.
Além disso, ainda declarou que as portas do Palácio Jaburu estão abertas para a visitação de Geraldo e Lu Alckmin, esposa dele. O local é a residência oficial dos vice-presidentes da República.
No entanto, Alckmin ainda não respondeu à mensagem de Mourão.
Veja também
Conforme O Globo, esse foi o primeiro contato entre representantes do alto escalão do governo com a chapa vencedora.
Durante essa tarde, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho de Jair Bolsonaro, manifestou-se nas redes sociais. O político não reconheceu a vitória de Lula, apenas agradeceu à militância e afirmou que não iria "desistir do nosso Brasil".
Nenhum outro integrante do clã Bolsonaro se manifestado sobre o resultado das eleições. O próprio presidente nem sequer ainda reconheceu a vitória do oponente nas urnas, fato inédito na história do País desde a redemocratização.
Campanha de Lula entra em contato com ministro
O coordenador de comunicação da campanha de Lula, Edinho Silva (PT), afirmou que o PT entrou em contato com Ciro Nogueira (PP), ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, para falar sobre a transição.
"Mantive contato na tarde desta segunda-feira com o Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, a pedido do próprio, que de imediato se dispôs a conduzir o processo de transição representando o atual governo Bolsonaro", disse Edinho, em nota divulga ao portal g1.
Edinho, que também é prefeito de Araraquara, afirmou que repassou a informação para Glesi Hoffmann, presidente do PT e coordenadora da campanha de Lula, para que os encaminhamentos necessários fossem tomados.
Vitória de Lula
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, foi eleito, no domingo (30), presidente do Brasil. Ele vai governar o País pela terceira vez. Com 50,87% dos votos válidos, o petista ganhou a disputa em segundo turno. Jair Bolsonaro (PL) teve 49,13% dos votos válidos.
O companheiro da chapa de Lula, Geraldo Alckmin, de 69 anos, foi eleito vice-presidente do Brasil. O parlamentar possui uma vasta carreira na política.
Veja também
Alckmin se candidatou à Presidência da República em 2018 com uma ampla coligação, mas obteve apenas 4,76% dos votos, ficando na quarta colocação no primeiro turno.
Em 2022, filiou-se ao PSB e foi anunciado em 8 de abril como pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula, sendo a candidatura oficializada em 29 de julho.