Regularização fundiária urbana

Escrito por
Bernardo Freitas Graciano producaodiario@svm.com.br

Dentre todas as normativas promulgadas nos últimos anos, coloca-se em lugar cimeiro a Lei 13.465, de 11 de julho de 2017, voltada à regularização fundiária urbana (Reurb) e rural. O objeto é amplo e direto, impactando 60% da população brasileira, que não possui o imóvel que habita devidamente regularizado, correspondendo a cerca de 30 milhões de imóveis irregulares.

Em um cálculo básico, se tivermos 30 milhões de imóveis irregulares no País e cada um tenha um valor simbólico mínimo de 50 mil reais (imóveis de baixo, médio e alto valor agregado), a Reurb pode, então, trazer ao mercado brasileiro 1 trilhão e 500 bilhões de reais para fomento do crédito e garantias.

O Governo Federal também vem fazendo o seu papel e instituiu o Programa Casa Verde Amarela com o intuito de ajudar e fomentar o crédito imobiliário com a diminuição de juros para 4,25%, às regiões Norte e Nordeste, e 4,50% para as demais. Também irá incentivar a construção e reforma de imóveis já ocupados e, por fim, investir através do FDS - Fundo de Desenvolvimento Social - cerca de 500 milhões de reais, no primeiro momento, para a Regularização Fundiária Urbana de imóveis informais já consolidados.

Agora com a Regularização Fundiária Urbana trazida pela Lei Federal 13.465/2017 e pelo Decreto 9.310/2018, que colocaram à disposição da sociedade a possibilidade de um novo modelo de regularização fundiária urbana, o Poder Público juntamente com o particular precisam se unir e intensificar cada dia mais os esforços nessa seara.

Já o município tem papel fundamental nesse processo e é o principal ator. Os prefeitos têm que entender e se inteirarem que a Reurb é também uma forma de política social. Para o município, traz aumento do PIB municipal, qualidade de vida, organização cadastral da instituição, maior arrecadação (posteriores ITBIs e IPTUs), saneamento básico e legado político.

Bernardo Freitas Graciano 

Presidente de Regularização Fundiária do Ibradim 

Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024
Presidente da ABIH-CE
Ivana Bezerra
20 de Dezembro de 2024
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
18 de Dezembro de 2024