Dia do Ortopedista

Escrito por Christine Muniz ,
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Legenda: Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)

Não há pessoa que possa dispensar a atenção e os cuidados de um médico ortopedista. Afinal, este profissional está pronto para colaborar, com seus conhecimentos, no tratamento dos mais variados pontos do corpo humano, principalmente os mais sensíveis à dor e aos traumas do cotidiano, como a coluna vertebral, os pés, os tornozelos, os joelhos, os cotovelos, as mãos, entre outros. Mas há muitos outros aspectos nos quais o ortopedista pode contribuir para a qualidade de vida da população, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de lesões no sistema musculoesquelético.

Dessa forma, a reverência a esses profissionais é mais do que justa neste 19 de setembro, Dia do Ortopedista. A data foi escolhida em razão da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935. Hoje, a SBOT é a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo, com mais de 13 mil títulos de médicos ortopedistas emitidos no Brasil, sendo a oitava especialidade com mais profissionais no país.

Em nosso Estado, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE) segue na mesma linha de excelência, com o incentivo contínuo à qualificação e ao aprimoramento dos profissionais, por meio de cursos e treinamentos.

A SBOT-CE também trabalha pela melhoria da qualidade dos serviços de ortopedia. Temos muitos profissionais qualificados, com especialização em subáreas da ortopedia, garantindo atendimento especializado para diversas condições. No entanto, apesar de o governo estadual ter expandido o acesso aos serviços de ortopedia na rede pública, a demanda é alta, gerando longas esperas por atendimento e encaminhamento para cirurgias. No interior, o cenário é mais delicado, sobrecarregando, muitas vezes, os hospitais da capital.

Apesar dos desafios a serem enfrentados, neste Dia do Ortopedista, celebramos a dedicação e o profissionalismo desses médicos, que dedicam suas vidas a cuidar da saúde óssea e muscular da população, aliviando dores, restaurando a mobilidade e proporcionando qualidade de vida a milhões de cearenses e brasileiros.

Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE) 

 
Advogada
Conceição Martins
25 de Setembro de 2024
Graziela Monte é psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento Organizacional do ISGH
Graziela Monte
23 de Setembro de 2024
Adolfo Ciríaco é empresário contábil
Adolfo Ciríaco
22 de Setembro de 2024
Wellington Sampaio é advogado e diretor jurídico da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce)
Wellington Sampaio
22 de Setembro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
20 de Setembro de 2024