A infância na gestão municipal

Escrito por
Victor Graça producaodiario@svm.com.br
Victor Graça é superintendente da Fundação Abrinq
Legenda: Victor Graça é superintendente da Fundação Abrinq

A cada eleição municipal, renova-se a esperança por cidades mais justas e capazes de oferecer oportunidades a todos. Entre as responsabilidades dos novos gestores, uma é especialmente urgente: priorizar a infância. Este compromisso não é apenas uma obrigação legal, mas um dever moral e estratégico, considerando que o cuidado com crianças e adolescentes é a base para um futuro mais próspero e sustentável.

A importância de investir na infância não pode ser subestimada. Os primeiros anos de vida definem o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Quando prefeitos priorizam essa agenda, os resultados ultrapassam gerações: redução da pobreza e da violência, crescimento local, entre outros benefícios.

Porém, o cenário ainda está longe do ideal. Em muitas localidades, o acesso à educação infantil é limitado, a mortalidade infantil segue alta e muitas crianças vivem em vulnerabilidade. Isso evidencia a necessidade de uma ação efetiva dos gestores públicos.

Uma iniciativa que faz diferença é o Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, da Fundação Abrinq, criado em 1996 e que apoia, gratuitamente, prefeitos na implementação de políticas públicas que garantam direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Dados recentes mostram que os municípios finalistas do programa obtiveram resultados expressivos: taxas mais baixas de mortalidade infantil e uma taxa bruta de matrículas em creches de 49,9%, mais de 8 pontos percentuais acima da média nacional.

Tais resultados comprovam que priorizar a infância não é apenas uma questão de intenção, mas de gestão competente e planejada. A adesão ao programa oferece aos gestores municipais ferramentas práticas e apoio técnico para transformar desafios em soluções.

A Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros marcos legais estabelecem que a proteção à infância deve ser prioridade absoluta. Ao priorizar a infância, os prefeitos contribuem para um Brasil melhor, onde cada criança tenha acesso a saúde, educação e dignidade. Esse é o verdadeiro indicador de uma gestão de sucesso e de um futuro que todos desejamos.

 Victor Graça é superintendente da Fundação Abrinq

Gabriel Brandão
Gabriel Brandão
25 de Março de 2026
Carla Picolotto é missionária
Carla Picolotto
21 de Março de 2026
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
20 de Março de 2026
Luiz Carlos Diógenes de Oliveira
Luiz Carlos Diógenes de Oliveira
19 de Março de 2026
Rosette Nunes Correia Lopes é advogada
Rosette Nunes Correia Lopes
18 de Março de 2026