Polícia investiga homem que usa capuz da Klu Klux Klan em supermercado em meio à pandemia nos EUA

Autoridades da Califórnia apuram se houve crime de ódio

Escrito por AFP ,
Legenda: Imagem do homem usando máscara da KKK circulou no Twitter
Foto: Foto: Reprodução

As autoridades da Califórnia iniciaram uma investigação sobre um homem que foi visto em um supermercado usando um capuz da Ku Klux Klan, em meio a regulamentos que exigem que os consumidores cubram o rosto para se proteger do novo coronavírus. 

"Fiquei espantado, atordoado porque é muito triste quando alguém, independentemente da razão, se volta para esse tipo de símbolo que representa o ódio", disse John Minto, prefeito da cidade de Santee, perto de San Diego, ao canal local da ABC. 

Uma foto feita por um cliente mostra o homem de camiseta escura, short e o capuz branco na cabeça fazendo  compras numa loja da rede de supermercados Vons. 

O Departamento de polícia de San Diego abriu uma investigação sobre o fato, que ocorreu no sábado.

 "Nossos policiais não receberam uma ligação para aparecer no local quando o incidente ocorreu", afirmou a autoridade em comunicado. 

O fato "está sendo investigado para aplicar quaisquer acusações criminais apropriadas", aponta o comunicado do departamento.

Os funcionários da loja, localizada a 29 km a nordeste de San Diego, pediram ao homem para tirar o capuz, o que ele fez apenas quando foi ao caixa para pagar. 

Tammy Gillies, diretora regional da organização da liga judaica anti-difamação, condenou o incidente no Twitter, dizendo que San Diego não era um lugar de ódio. 

Tiam Tellez, que tirou as fotos, descreveu o incidente como "nojento" em uma postagem no Facebook. 

"Me incomoda muito que isso aconteça em Santee", escreveu. 

O homem não identificado usava o capuz no meio de uma ordem para usar mascara facial em locais públicos que entrou em vigor na semana passada no condado de San Diego.

Assuntos Relacionados