Mortes por acidentes de trânsito em Fortaleza caem pela metade em 20 anos, mostra AMC

Segundo a Autarquia, ações orientadas por dados geolocalizados, melhoria da estrutura viária e abordagens educativas vêm colaborando para a cidade atingir metas de redução.

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Motociclistas ainda são as principais vítimas da cidade, demandando mais atenção dos órgãos de trânsito.
Foto: Fabiane de Paula

Dados divulgados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), nesta sexta-feira (8), revelam que as mortes por acidentes de trânsito na Capital caíram pela metade entre janeiro e setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2001.

Nos primeiros nove meses de 2001, foram 280 vítimas dos sinistros, número 50% menor que as 140 neste ano. Nas últimas duas décadas, Fortaleza tem tido sucesso na aplicação de medidas para melhorar a segurança viária, tendo a meta de consolidar o sétimo ano consecutivo de queda.

Confira a série histórica:

“Esse resultado é reflexo de ações implementadas pela AMC, que busca garantir maior segurança viária, tendo como base o constante monitoramento de dados de acidentes na Cidade”, disse o prefeito Sarto Nogueira, em publicação nas redes sociais.

A Autarquia atribui a diminuição ao monitoramento geolocalizado dos bairros com maior índice de sinistros de trânsito; ações focadas na educação no trânsito; fiscalização preventiva, e expansão do número de vias com velocidade máxima permitida de 50 km/h.

Veja também

Meta de redução

Na comparação entre os períodos, desde 2015, a Capital vivenciava quedas seguidas na quantidade de mortes. Porém, os primeiros nove meses de 2021 tiveram um pequeno aumento em relação a 2020: foram 140, contra 138 no ano passado.

Apesar disso, a gestão da AMC se mostra otimista de que, ao final deste ano, poderá ser comemorado o sétimo ciclo seguido de redução. A “meta” do órgão é que 2021 encerre com 176 mortes. O ano passado, primeiro da pandemia, teve 193.

Veja também

Setembro menos violento

A Prefeitura também divulgou que 2021 teve o mês de setembro, considerado o “mês do trânsito”, com menos mortes por acidentes dos últimos 20 anos. Foram 10 óbitos nas vias da cidade, uma redução de 60% em relação à média histórica de 25 nesse mês.

A AMC aponta que a redução é registrada justamente no mês que costuma ser “o mais violento no trânsito da Capital”, além de ocorrer em meio à retomada do fluxo de veículos na cidade a partir das liberações autorizadas pelos decretos estaduais.

Porém, ainda permanecem desafios como a combinação de álcool e direção. Dos 1.941 testes de bafômetro realizados em abordagens, no mês passado, 12 foram positivos e em 147 houve recusa, o que também indica a ingestão de bebidas alcoólicas. 

Veja também

Foco em motociclistas

Segundo levantamento do órgão, os condutores de motocicleta representaram metade das mortes em setembro (cinco). Os outros sinistros envolveram pedestres (três) e ocupantes de carro (dois). 

O prefeito Sarto Nogueira explicou que a AMC tem realizado diversas ações educativas e preventivas com foco nos motociclistas, incluindo um curso gratuito de pilotagem segura para estimular um comportamento de menor risco.

Caminho certo

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, Camila Bandeira, aponta que a Capital tem avançado para garantir o conceito de Visão Zero na segurança viária, ou seja, não tolerando nenhuma morte no trânsito.

Contudo, a especialista explica que isso só é possível a partir de três fatores:

  1. O humano: reflete a capacidade de conduzir e manter cuidados na direção;
  2. A tecnologia veicular: evolui rapidamente com apetrechos como airbags, freios ABS e sistemas de estacionamento, mas também envolve a manutenção;
  3. A infraestrutura: o sistema viário em si, como tamanho e fluxo das vias e sinalização.

“À medida que a cidade vai reconhecendo e implantando novos sistemas, vai indicando ao cidadão o que é a prioridade. Historicamente, as vias foram pensadas só para os veículos, que sempre dominaram a pauta dos meios de transporte. Agora, estamos tentando inverter essa lógica, que é priorizar os mais frágeis”, lembra Camila.

A professora elogia a medida de redução da velocidade máxima de algumas vias, mas reforça que ela deve ser acompanhada por melhorias do desenho urbano, ações educativas e, se preciso, adoção de medidas punitivas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados