Fortaleza instala 20 parapés de suporte para ciclistas em oito vias

Equipamentos servem de apoio de pés e mãos de ciclistas ao parar em semáforos

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
parapés em fortaleza
Legenda: Avenida Domingos Olímpio é das vias que contam com o elemento
Foto: Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza

Como novo incentivo à mobilidade urbana, Fortaleza concluiu nesta quinta-feira (2) a implantação de 20 parapés em oito vias. Os equipamentos servem de suporte de pé e mão para ciclistas durante paradas em semáforos. 

As primeiras avenidas contempladas com a intervenção foram Domingos Olímpio, Godofredo Maciel, José Bastos, Coronel Carvalho, Antônio Sales e Oliveira Paiva, além das ruas Benjamim Brasil e Oscar Araripe.

A instalação dos parapés obedeceu critérios como a existência de ciclovia ou ciclofaixa, largura das ciclofaixas e a disponibilidade de espaço na calçada ou canteiro para viabilizar os elementos.

Ineditismo

O prefeito Sarto Nogueira reforçou que esta é uma ação inédita no país. "Somos a primeira cidade brasileira a disponibilizar esse tipo de equipamento aos usuários de bicicleta".

Fora do Brasil, segundo o gestor, os elementos já são uma realidade em "grandes centros urbanos", como Copenhagen, Chicago, Montreal, Moscou e Nova York.

"Agradeço a parceira das Cidades Saudáveis, apoiada pela Bloomberg Philanthropies em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies", complementou.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados