Mais sete avenidas de Fortaleza terão limite de velocidade reduzido para 50 km/h; veja quais são

A sinalização começará a ser implantada nesta terça-feira (21). O objetivo da medida é evitar acidentes com gravidade e mortes

Foto do trânsito em Fortaleza, no Ceará, mostra vendedor ambulante de boné e blusa azul correndo perto dos veículos parados em uma via. Na imagem, motociclista é visto na ciclofaixa, onde um ciclista está pedalando
Legenda: Os motoristas terão até seis meses para se adaptarem à alteração. A previsão é que sejam autuados somente após esse período
Foto: Natinho Rodrigues

Mais sete avenidas de Fortaleza (confira abaixo os trechos contemplados) terão o limite de velocidade reduzido de 60 para 50 km/h para evitar acidentes com gravidade e mortes, de acordo com a Prefeitura.

A sinalização começará a ser implantada nesta terça-feira (21), e os motoristas terão até seis meses para se adaptarem à alteração. A previsão é que sejam autuados somente após esse período.

Para comunicar a mudança da velocidade aos condutores e pedestres, a Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará ações educativas nos principais corredores.

Na capital cearense, 36 avenidas operam com o novo limite. As vias são escolhidas conforme critérios de acidentalidade viária e volume de tráfego, segundo o órgão.

Dados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é responsável por um em cada três óbitos no trânsito em todo o mundo.

A instituição também aponta que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificultando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas.

Redução de acidentes

A redução do limite de velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver, pontua a gestão municipal.

Em Fortaleza, destaca a Prefeitura, a eficácia da intervenção é comprovada por meio de estudos técnicos que apontaram uma redução de 67% nos acidentes com mortes e 20,9% com feridos em locais beneficiados com a iniciativa.

Trechos contemplados:

- Av. Godofredo Maciel (entre a Rua Eduardo Perdigão e Av. Pres. Costa e Silva)
Fluxo diário de 48 mil veículos
820 acidentes entre 2015 e 2020

- Av. Sen. Fernandes Távora (entre Av. Augusto dos Anjos e Rua Nações)
Fluxo diário de 23 mil veículos
767 acidentes entre 2015 e 2020

- Av. Rogaciano Leite (entre Av. Washington Soares e Av. desembargador Gonzaga)
Fluxo diário de 39 mil veículos
463 acidentes entre 2015 e 2020

- Av. Theberge (entre Av. Sargento Hermínio e Rua Santa Elisa)
Fluxo diário de 32 mil veículos
434 acidentes entre 2015 e 2020

- Rua Prof. Heribaldo Costa (entre Rua Vitória e Rua Waldemar Holanda)
Fluxo diário de 17 mil veículos
388 acidentes entre 2015 e 2020

- Av. Juscelino Kubitscheck (entre Av. Paulino Rocha e Av. Pres. Costa e Silva)
Fluxo diário de 42 mil veículos
273 acidentes entre 2015 e 2020

- Av. Parsifal Barroso (entre Av. Sargento Hermínio e Av. Mister Hull)
Fluxo diário de 23 mil veículos
88 acidentes entre 2015 e 2020

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza