Centro de Fortaleza terá maior faixa de pedestres do Brasil, diz AMC

Nova sinalização faz parte de um pacote de mudanças estruturais no bairro para dar mais segurança no trajeto de pedestres, que inclui prolongamento de calçadas e redução de velocidade.

Escrito por Redação ,
Legenda: Cruzamento registra alto fluxo de pedestres, ônibus e veículos particulares.
Foto: AMC/Divulgação

A maior faixa de pedestres do Brasil será instalada em um cruzamento no Centro de Fortaleza, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O dispositivo terá 40 metros de extensão e deve ser finalizado na próxima segunda-feira (31).

A faixa será instalada no cruzamento da Av. Tristão Gonçalves com a Rua Liberato Barroso. Ela faz parte de um conjunto de intervenções de segurança viária no bairro e visa a dar mais tranquilidade para realizar a travessia.

A sinalização contará ainda com o aumento da área da calçada através de cores chamativas, segundo a Autarquia. Na semana seguinte, a Av. Tristão Gonçalves também deve receber ciclofaixa ligando a Av. Duque de Caxias até a Rua Castro e Silva, totalizando 1,5 km de extensão.

Veja também

O Centro é um dos bairros mais movimentados da Capital cearense. A AMC estima que, diariamente, sejam realizadas 216 mil viagens até lá, sendo 66% a pé, de ônibus, bicicleta e metrô. Tanto fluxo também amplia o risco de acidentes: nos últimos cinco anos, o bairro registrou 5.493 mil sinistros. 

Desse total, 439 foram atropelamentos, ou seja, atingiram usuários mais vulneráveis. Por isso, o Centro também receberá uma Área de Trânsito Calmo, facilitando viagens com mais segurança para os pedestres.

O pacote de mudanças para a área inclui:

  • Instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade até o fim de junho;
  • Novo limite de 30 km/h nas vias internas dentro do quadrilátero formado pela Av. Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Av. Duque de Caxias passará a ser, bem como a Av. Tristão Gonçalves
  • Novo limite de 50 km/h no corredor da Av. Imperador;
  • Renovação de 93 cruzamentos (15 receberão tachões e 10 o programa Esquina Segura;
  • Instalação de 28 tempos exclusivos para pedestres em todos os semáforos situados ao longo da Imperador e da Tristão Gonçalves;
  • Prolongamento da calçada viva até a Santa Casa de Misericórida e outras ruas, como Floriano Peixoto e Assunção.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.