Fortaleza acaba estoque para aplicar primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta terça (6)

Informação foi divulgada em balanço da Secretaria Municipal de Saúde

Idoso sendo vacinado contra Covid-19 no Centro de Eventos
Legenda: Fortaleza está na segunda fase do plano de vacinação contra Covid-19
Foto: Kid Júnior

O estoque disponível para a primeira dose de vacina contra a Covid-19 acaba nesta terça-feira (6), em Fortaleza. O restante dos imunizantes será utilizado para a metade remanescente da população que já foi vacinada uma vez e a aguarda a segunda aplicação.   

A informação foi divulgada pela secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Aline Gouveia, em transmissão ao vivo nesta manhã (6).

"Estamos em constante diálogo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já no intuito da gente planejar um possível novo lote de recebimento para que a gente consiga voltar a realizar a dose 1 em Fortaleza", afirmou Aline Gouveia

Segundo o Vacinômetro, atualizado às 12h desta terça (6) pela Sesa, 311038 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, totalizando 99,58% do estoque disponível para essa aplicação, na Capital. 

Já a segunda alcançou 206716 pacientes, chegando a 50,85% da população do grupo prioritário desta fase já imunizada. 

Segundo a SMS, não há pessoas agendadas à espera da primeira dose. Na medida em que os novos lotes forem chegando, aquelas já cadastrados serão contemplados.

A secretária adjunta enumerou que a vacinação em Fortaleza nesta terça segue em oito pontos: nas salas de vacinação de quatro Cucas (Mondubim, Barra do Ceará, José Walter e Jangurussu), nos shoppings RioMar Kennedy e Papicu, na Arena Castelão e no Centro de Eventos.

Cadastro e confirmação para vacina

Além disso, Aline Gouveia também lembrou que a população que está nas faixas etárias para recebimento do imunizante realize o cadastro e cheque a confirmação em seguida. "Depois disso, é só aguardar, que você terá sua vacina agendada", assegurou.

Ela pontuou que as pessoas sem acesso às tecnologias de informação serão captadas por equipes do Programa Saúde da Família (PSF). "Não há necessidade de refazer o cadastro; você tendo recebido é só aguardar", garantiu. Uma vez confirmado, o usuário deve aguardar pelo agendamento, devendo checar as listas de vacinados disponibilizadas diariamente pela SMS.

O prazo para cadastramento na plataforma Saúde Digital foi prorrogado até o dia 11 de abril, e o procedimento é feito virtualmente no sistema. No entanto, as listas de vacinação em Fortaleza são disponibilizadas no site criado pela SMS.

Ao fim da transmissão, a secretária adjunta reforçou o cumprimento do decreto de isolamento social. "Não é somente uma folha escrita; ele tem base epidemiológica e assistencial", destacou, indicando a necessidade de tempo para recuperação da população acometida pelo novo coronavírus para "descompressão da pressão assistencial" do sistema de saúde.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza