Prazo final do cadastro para receber vacina contra a Covid-19 é prorrogado até dia 11 de abril

O procedimento é feito virtualmente pela plataforma Saúde Digital e no Ceará App

Legenda: Idosos serão vacinados em 58 postos de saúde em Fortaleza, quinta e sexta-feira
Foto: José Leomar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) prorrogou o prazo do Cadastro Estadual de Vacinação até dia 11 de abril. Anteriormente, a data prevista para o fim das inscrições na ferramenta seria neste sábado (27). 

Com o cadastro, a Sesa pode consolidar o censo de cearenses que precisam ser vacinados e a partir disso promover estratégias para a imunização. O procedimento é feito virtualmente pela plataforma Saúde Digital e no Ceará App. 

Cerca de 1 milhão de cadastros já foram confirmados nas plataformas. Pessoas a partir de 18 anos podem fazer o registro. 

“Isso é muito importante para dar celeridade e transparência à vacinação no Estado. Nesse momento em que, infelizmente, a gente não tem vacina pra todo mundo tá precisando priorizar os grupos e o Saúde Digital tem dado essa transparência e o conforto pra que as pessoas entendam em que fase elas serão vacinadas”, destaca a secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida. 

Fases da vacinação

Atualmente, o Ceará está nas Fases 1 e 2 de vacinação, contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente. 

A secretária executiva reforçou a importância da vacinação e da continuidade dos cuidados contra a proliferação da Covid-19. 

“Só com a vacinação a gente vai conseguir reduzir o número de internações. Cada vacina é, provavelmente, um leito a menos. Mas mesmo você vacinado, é importante que continue a tomar as medidas de distanciamento social e a etiqueta respiratória, e fazendo uso obrigatória da máscara.” 

A imunidade da vacina só é garantida depois da segunda dose, lembrou Magda Almeida. 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza