Em 8 dias, apenas 10% das crianças cearenses foram cadastradas para vacina contra Covid

Para mães que inscreveram filhos, informações falsas e demora em decisão do Ministério da Saúde atrapalham o processo.

Escrito por Nícolas Paulino e Lucas Falconery , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Especialistas reiteram que crianças podem desenvolver quadros graves da doença.
Foto: Fabiane de Paula

Esta quinta-feira (23) marca a primeira semana de abertura do cadastro de crianças de 5 a 11 anos, no Ceará, para receber a vacina contra a Covid-19. No entanto, até a tarde desta sexta (24), isto é, 8 dias após o ínicio dos cadastros, apenas pouco mais 10% do público estimado em 900 mil meninos e meninas foram inscritos.

A projeção atualizada dessa população para 2021, em todo o Estado, é de 904 mil, segundo a Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até as 15 horas desta sexta, porém, apenas 95.565 crianças (10,57%) estavam com cadastro confirmado, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, administrada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Desse total, 67 foram inscritas antes mesmo da autorização.

Veja também

Neste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou uma versão do imunizante da Pfizer para aplicar em crianças de 5 a 11 anos. Atualmente, a Agência também analisa estudos do Instituto Butantan sobre a permissão para a Coronavac.

90,7%
é a eficácia na prevenção de infecções em crianças informada pela Pfizer. A dose equivale a 1/3 da formulação aplicada a partir dos 12 anos.

Apesar da liberação,  o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou publicamente que a autorização da Anvisa não é suficiente para viabilizar a vacinação, que o tema passará por consulta e audiência públicas, e que a liberação será decidida no dia 5 de janeiro de 2022.

O Governo Federal é responsável por adquirir os imunizantes e enviá-los aos Estados. Enquanto o debate ocorre no Brasil, mais de 15 países já começaram a vacinar menores de 12 anos, incluindo Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Israel e França.

Veja também

“Demora ajuda nas fake news”

A empreendedora Tamires Warick não perdeu tempo e já cadastrou Paulo Filipe, de seis anos, no sistema do Ceará. A maior preocupação dela é com o retorno às aulas presenciais em 2022, porque “muitas crianças ficam expostas ao vírus e não sabemos qual é a rotina dos pais delas”. 

“Meu marido trabalha o dia todo fora e, quando chega em casa, se higieniza para falar com as crianças”, diz ela, que também é mãe de Ana Vitória, de dois anos, e Paulo Otávio, de nove meses.

Foi o filho mais novo, inclusive, com quem ela passou sufoco no início do ano. Mesmo sem sair de casa, durante o puerpério, o bebê pegou Covid-19 e desenvolveu um quadro sério de pneumonia. Hoje, ele está em casa, mas enfrenta as sequelas da doença.

“Por mais que a população adulta esteja quase toda vacinada, o público que pode estar fragilizado são as crianças. Elas não têm defesa. O período com meu filho internado foi muito triste, achei até que ia perdê-lo. Hoje, ele vive gripado, tosse muito e precisa de muitos cuidados, por isso ainda não voltei a trabalhar”, relata.

A analista de contas Cirliane Coelho também já cadastrou o filho Murilo, de 9 anos. Maria Laura, de dois, fica de fora da autorização. Para a mãe, a demora do Ministério da Saúde em reconhecer o uso da vacina estimula ainda mais a desinformação.

Veja também

“Acredito que, quanto mais demora, mais tempo a doença tem pra acontecer, e  as pessoas podem ir perdendo o interesse na vacina, devido a algumas espalharem fake news sobre ela”, opina.

As duas mães relatam que, em grupos de pais e responsáveis das escolas dos filhos, há integrantes que duvidam da capacidade de imunização das vacinas, alegando que a tecnologia ainda é nova demais ou que pode deixar sequelas.

“Nenhuma vacina é 100% eficaz, e todas têm algum tipo de reação. Independente do laboratório onde é produzida, acredito que os cientistas se prepararam bastante para criar a vacina”, acredita Cirliane.

“Se tivesse para o meu filho de nove meses, eu já daria. Não acho que a doença vai acabar de repente, mas a vacina vai ficar no calendário de rotina. Para mim é ótimo, porque bebê já nasce tomando vacina. Eu vejo como se os pais que questionam quisessem deixar o filho à mercê, sabe?”, questiona Tamires.

Vacinação é segura

A pediatra Olívia Bessa, diretora de Pós-Graduação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e professora da Universidade de Fortaleza, reforça que a vacina recebeu uma análise “criteriosa” da Anvisa, inclusive com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas em pediatria e imunologia que teve acesso aos dados dos estudos.

“Esse olhar de especialistas externos foi essencial para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando para isso o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização”, explica.

Para a especialista, é essencial implementar medidas efetivas de comunicação que disseminem conteúdos cientificamente comprovados para uma melhor percepção e adesão à vacinação, evitando uma “crise de confiança e os mitos” em torno dos riscos das vacinas.

Os estudos clínicos das vacinas da Covid nas crianças mostram um excelente perfil de segurança e também uma capacidade de resposta imunológica muito boa, igual ou superior a dos adultos, mesmo utilizando doses menores dos antígenos vacinais.
Robério Leite
Infectologista pediátrico

O médico lembra do risco que o coronavírus representa para a saúde das crianças, o que comprova a relevância da vacina. “Nós tivemos mais mortes por Covid do que qualquer doença que seja prevenível por imunização, de modo que a gente não pode deixar de oferecer essa possibilidade de proteção para nossas crianças”.

A volta segura para as salas de aulas exige vacina e os protocolos já conhecidos para evitar o contágio pela doença, recomenda Robério.

“Nós certamente estaremos encurtando o caminho para o retorno presencial de 100% dos estudantes nas salas de aula. Então a gente vai ter que ainda caminhar com a utilização das máscaras por algum tempo e as vacinas são essenciais para que a gente alcance esse objetivo do retorno à normalidade”, conclui o médico.

Riscos da Covid

A pediatra Olívia Bessa alerta ainda que, embora apresentem, na sua maioria, formas clínicas leves ou assintomáticas, crianças e adolescentes não estão isentos da ocorrência de formas graves da Covid-19. Os principais riscos que podem levar a óbito são:

  • a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): doença respiratória causada por infecções (de vírus, bactérias ou outros agentes) que afetam os pulmões. Neste ano, a Sesa registrou 718 internações de crianças de 0 a 9 anos, até o dia 8 de dezembro;
  • a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid: condição identificada durante a pandemia, apresenta sinais inflamatórios que acometem vários órgãos e aparelhos do corpo, com predominância do coração.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados