Dia do Orgulho LGBTI+: cearenses relatam como autoaceitação mantém firme a luta por respeito

Data é celebrada em 28 de junho como símbolo de busca por respeito e liberdade; em Fortaleza, marco é Parada pela Diversidade Sexual, que foi adiada para novembro devido à pandemia

Escrito por Theyse Viana , theyse.viana@svm.com.br
Foto: JL Rosa

Os tempos tentam ditar o contrário. Apagar as cores, o brilho, o direito de ser. Barrar o ir e vir. Calar o canto, silenciar o grito, cessar a dança. Dizer amém ao preconceito acima de tudo e à violência acima de todos. Mas o que a História do movimento LGBTI+ – de tantas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e outras múltiplas identidades – nos ensina é sentença: o que tem de ser tem muita força. E é bonito orgulhar-se de quem se é.

>>>"Ser gay na periferia é luta diária”: estudante narra percurso à liberdade diante de conservadorismo

>>>“Pra mim, homens transexuais não existiam”: jovem descreve autodescoberta em meio à invisibilidade

>>>“Ser bi não é estar em cima do muro”: professora cearense rebate rótulos ligados à bissexualidade

>>>“Cheguei a ter uma vida dupla”: cearense frisa importância da família para aceitação como lésbica

Neste 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTI+, milhões publicarão fotos, vídeos e mensagens celebrando a liberdade de amar e de ser quem querem – enquanto inúmeros ainda precisarão ficar escondidos sob a clausura do medo, da vergonha e da rejeição, mostrando que se manter firme diante de uma sociedade tão preconceituosa quanto violenta contra a diversidade sexual é tarefa árdua, mas necessária todos os dias.

A data faz alusão à Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 1969, quando pessoas LGBTI+ que frequentavam o bar Stonewall Inn reagiram por dois dias contra perseguição policial frequente no local. No ano seguinte, foi realizada a I Parada do Orgulho LGBT, em 1° de julho de 1970.

No Ceará, mais precisamente em Fortaleza, o marco da celebração do orgulho é a Parada pela Diversidade Sexual, organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) e realizada pela primeira vez em 1999. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, a passeata que seria neste domingo (28) foi adiada para 29 de novembro, “data evidentemente sujeita a posterior confirmação, de acordo com as circunstâncias e a realidade da pandemia nos próximos meses e dos decretos municipais e estaduais”, conforme comunicou o Grab.

Celebração à vida 

Para Dário Bezerra, integrante do grupo e da coordenação da XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, celebrar o orgulho visa não só buscar um futuro mais seguro, mas homenagear as lutas do passado. “É lembrar de todas as LGBTI+ que deram suas vidas na construção de um projeto político de uma sociedade inclusiva, em que o respeito seja uma forma fundamental de se viver”.

Um relatório divulgado em abril pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) registrou a ocorrência de 329 mortes violentas de LGBTs no Brasil, em 2019, das quais 297 foram homicídios e 32, suicídios. Fortaleza apareceu como quinta capital mais violenta do País, com seis registros, atrás de Salvador (12), São Paulo (11) e Rio de Janeiro (7), empatada com Belo Horizonte(6) e seguida por Curitiba e Recife (5).

Além do respeito à vida e à convivência em sociedade, Dário destaca que a comunidade segue em processo de conquista de acesso pleno a políticas públicas, como saúde, educação e mercado de trabalho. “Para além disso, a luta é em defesa das nossas vidas. Ainda temos negado, todo dia, esse direito primeiro, garantido pela Carta dos Direitos Humanos”, pontua. 

Made with Visme Infographic Maker

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados