Data em cartão de vacinação indica período limite para aplicação de 2ª dose contra a Covid, diz SMS

Caso a pessoa falte no dia programado para receber o imunizante, ele pode se direcionar ao local de vacinação mais próximo

NA FOTO DRIVE THRU IGUATEMI VACINAÇÃO DE IDOSOS. Descritores: campanha de vacinação; idosa sendo vacinada; idosa com máscara; seringa
Legenda: Para receber a segunda dose do imunizante é necessário levar o cartão de vacinação
Foto: Camila Lima

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza esclareceu, nesta quinta-feira (15), que a data escrita no cartão de vacinação, entregue após o recebimento da primeira dose do imunizante contra a Covid-19, não indica quando será a aplicação da segunda dose, mas sim qual é o período limite para que isso aconteça. 

Segundo relatos recebidos pela reportagem, a data escrita no documento era interpretada como o dia em que o idoso ou profissional da saúde receberia a última dose do imunizante. Porém, segundo a assessoria de comunicação da Pasta, a informação só representa a data limite e não para quando será agendado o retorno. 

Entretanto, esse período entre a primeira e a segunda dose pode ser maior que o estipulado no cartão em um caso específico: quando o vacinado é infectado pelo novo coronavírus entre a aplicação das doses. Nesse cenário, é necessário que o indivíduo aguarde 30 dias após a doença, independente do prazo aconselhado no documento, para ser imunizado com a segunda dose. 

A SMS reforçou ainda os idosos e profissionais da saúde são avisados sobre a data agendada para recebimento da vacina através de mensagem de WhatsApp e por e-mail.

Caso o indivíduo falte no dia programado, ele pode se direcionar ao local de vacinação mais próximo, portando documento com foto, RG e comprovante de residência, sem necessidade de realizar novo agendamento. No caso de aplicação de segunda dose, é necessário levar o cartão de vacinação. 

Vacinação em Fortaleza

A segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo de forma gradual escalonada, desde 22 de março. Foi iniciada pelos idosos de 74 anos e, atualmente, estão sendo vacinados os idosos a partir de 61 anos. 

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

No caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

DRIVE-THRU E PONTOS DE ACOLHIMENTO*

  • Arena Castelão
  • Centro de Eventos
  • Shopping RioMar Fortaleza
  • Shopping RioMar Kennedy

*Locais para vacinação para atender tanto os idosos que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte

SALAS DE ACOLHIMENTO PARA VACINAÇÃO

  • Cuca Barra
  • Cuca Jangurussu
  • Cuca José Walter
  • Cuca Mondubim

VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19


Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza