Confira movimentação em cemitérios do Ceará neste Dia de Finados

Visitas de parentes e amigos de falecidos começou já nas primeiras horas da manhã do feriado

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
cemitério em fortaleza
Legenda: São João Batista reuniu centenas de visitantes
Foto: Kid Junior

Cemitérios de Fortaleza e Região Metropolitana amanheceram com um fluxo regular de visitantes nesta terça-feira (2), Dia de Finados, quando são esperadas homenagens e celebrações ecumênicas em intenção aos falecidos. 

Veja também

A presença de público nos equipamentos já é superior ao mesmo período de 2020, que teve baixa adesão por causa da alta concentração de casos, mortes e internações por Covid-19.

Embora o atual cenário epidemiológico esteja mais favorável em virtude da vacinação contra a doença pandêmica, os cemitérios continuam exigindo o cumprimento de medidas sanitárias, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.  

dia de finados movimentação
Legenda: Maior cemitério público de Fortaleza, Bom Jardim teve pouca movimentação no início desta manhã
Foto: Halisson Ferreira

Jardim do Éden

No Jardim do Éden, na Pacatuba, parentes e amigos de falecidos começaram a chegar já nas primeiras horas da manhã. Um culto evangélico foi marcado para as 9h. A missa para os católicos às 10h. 

Segundo diretor-geral do grupo Jardim do Éden, Adriano Bitu, o cemitério apresenta maior movimentação em relação ao último Dia dos Pais e Dia das Mães, que também costumam reunir muitos visitantes, e ao Dia de Finados do ano passado.  

"Desde sexta-feira (29), a gente tem uma movimentação aqui. Acredito que em função do feriado prolongado a gente terá uma visitação mais distribuída ao longo do dia de hoje", afirma.

dia de finados
Legenda: Tereza foi com a família visitar o túmulo da mãe e do irmão no Jardim Metropolitano
Foto: Kilvia Muniz

São João Batista

Uma extensa fila de visitantes se formou no cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza. Nos jazigos, entes fizeram orações e acenderam velas em memória dos falecidos. Os visitantes poderão participar de celebrações às 10h, 14h e 16h. 

cemitério em fortaleza
Legenda: São João Batista reuniu centenas de visitantes
Foto: Kid Junior

Jardim Metropolitano

A saudade e as lembranças da mãe e do irmão, levaram a professora Tereza Torres, de 56 anos, ao cemitério Jardim Metropolitana, no Eusébio, neste 2 de novembro. Ela conta que com a desaceleração da pandemia, irá retomar as visitas regulares ao jazigo dos parentes, hábito semanal antes da crise sanitária.

"Desde que a minha mãe faleceu, em 2017, a gente ficou vindo por uns dois anos ou mais todo sábado ou todo domingo. Quando veio a pandemia, a gente teve que parar. Meu irmão faleceu no período. Agora que as coisas estão mais tranquilas estou decidida a voltar a este hábito porque é um local tranquilo", garante.

Nas proximidades do equipamento, às margens da BR-020, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) realiza ações educativas e de ordenamento do trânsito para evitar acidentes envolvendo os visitantes.

"Nosso objetivo é garantir a segurança das pessoas que estão vindo aqui, evitar congestionamentos, filas duplas, acidentes e dar mais conforto para quem está vindo visitar os seus familiares", explica o inspetor da PRF, Pedro Matias, que pede "tranquilidade e respeito às leis de trânsito. Não precisa ter pressa". 

Legenda: Devotos prestam homenagem aos entes queridos na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte
Foto: Antonio Rodrigues

Interior do Estado

Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, cidade do Cariri cearense, cerca de 50 mil pessoas devem passar hoje (2) pelo cemitério do Socorro, local vizinho à Capela do Perpétuo Socorro, onde está sepultado o corpo de Padre Cícero, fundador do Município. A estimativa é da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

Nas primeiras horas do dia, o movimento já era intenso. O controle dos devotos e visitantes foi feito por oficiais do Exército. Há controle de entrada e saída em todas as portas. A Polícia Ambiental também fornece apoio no local. Como medida para evitar aglomerações, as missas estão sendo realizadas a cara duas horas, desde às 6h, até às 18h.

Legenda: Cerca de 50 mil pessoas devem passar pelo local que está sepultado o corpo do Padre Cícero
Foto: Antonio Rodrigues

A aposentada Maria Aparecida do Nascimento é uma das que estiveram no cemitério pela manhã. Ela foi prestar homenagem à avó, avô, tia e primos que aqui estão enterrados no local. "Todo Dia de Finados venho para acender velas na intensão deles", disse. 

Sobral

No cemitério São Francisco, em Sobral, ambulantes aproveitaram o Dia de Finados para vender coroas de flores, além de alimentos e bebidas, que ficaram expostos na entrada do equipamento. Dentro e fora do cemitério, havia intensa movimentação de visitantes. 

dia de finados em sobral
Legenda: Cemitério São Francisco, em Sobral
Foto: Maristela Gláucia

Iguatu

Para a dona de casa Leide Ferreira, que tem os pais e outros familiares sepultados no cemitério Senhora Santana, em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, a visita aos parentes falecidos não deve ocorrer apenas no Dia de Finados. 

"Eu sempre ia na casa deles e continuo fazendo a mesma coisa. Acho que aqui é uma morada eterna, morada da família inteira. Eu venho sempre, faço minhas orações", avalia.  

cemitério de iguatu
Legenda: Dona de casa reza o terço em memória dos parentes falecidos
Foto: Wandemberg Belém

Ainda em Iguatu, um dos túmulos mais visitados no cemitério municipal é o de  Maria Augusta, menina assassinada pelo próprio pai, em junho de 1965, aos 14 anos, após resistir a tentativas de sedução, no sítio São Joaquim, na Zona Rural do município. 

A aposentada Fátima Sousa, de 66 anos, é uma das fiéis que passaram pelo túmulo da menina a quem ela atribui várias graças alcançadas.

cemitério de iguatu
Legenda: Túmulo de Maria Augusta em Iguatu recebe brinquedos como ofertas de fiéis
Foto: Wandemberg Belém

"Eu peço pela minha família. Tenho uma neta especial e os médicos disseram que ela não durava dois anos, e ela já vai fazer oito anos, se Deus quiser. Eu vou pedir sempre a Maria Augusta. Se eu pedir um e não alcançar é porque não está no momento".

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados