Confira espaços de lazer ao ar livre para ir com crianças durante as férias em Fortaleza

De parques até praia, veja algumas opções de locais de lazer para realizar atividades coletivas com a família de forma segura

Escrito por Redação ,
A Praça Luiza Távora é um dos lugares ao ar livre de Fortaleza para se passear com as crianças
Legenda: O espaço na Praça Luíza Távora possui uma variedade de brinquedos infantis, como casinhas duplas, escorregadores e gangorras
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Com o início do período de férias em Fortaleza, confira espaços de lazer da cidade para ir com os filhos, mantendo o respeito às medidas de segurança sanitária do novo coronavírus. Praças, parques, calçadões e barracas de praia são algumas das opções para realizar atividades ao ar livre com crianças e adolescentes

Nesses espaços, o uso de máscara de proteção segue sendo obrigatório mesmo para aqueles que já foram contemplados com a vacinação no Ceará. O respeito ao distanciamento social, assim como a não aglomeração devem ser mantidos. 

Parque do Cocó

Legenda: As máscaras devem seguir sendo utilizadas da maneira correta no interior do parque, segundo o gestor Paulo Lyra
Foto: Thiago Gadelha

A área comum do Parque Estadual do Cocó é aberta das 5h30 às 22h durante a semana, mas a trilha tem horário de funcionamento das 5h30 às 17h30, tanto na Avenida Padre Antônio Tomás, quanto na sede Adahil Barreto, no bairro Dionísio Torres. Às segundas-feiras, as trilhas são fechadas para manutenção. 

Quaisquer atividades que geram aglomerações estão proibidas conforme o presente decreto, como grandes piqueniques coletivos, celebrações religiosas e aniversários.
Paulo Lyra
Gestor do Parque Estadual do Cocó

O gestor aponta que os piqueniques só são permitidos com um núcleo reduzido de pessoas, preferencialmente de uma mesma família. Dessa forma, buscam evitar a possibilidade de contaminação pela Covid-19. 

O uso dos parquinhos infantis, assim como o complexo poliesportivo está liberado. Com isso, as crianças e jovens podem usufruir dos brinquedos, da areninha, quadra de futsal e também de vôlei.

O tráfego de bicicletas na trilha é permitido ao longo de toda a semana, com exceção ao domingo de manhã, período em que há maior fluxo de visitantes. No entanto, a presença de cães no interior da trilha é proibida de acordo com a legislação federal e o regulamento do Parque. 

Veja também

Calçadão da Beira-Mar

Legenda: Após reforma, Beira-Mar de Fortaleza ganha mais espaço de lazer para família fazer caminhada, passeios de bicicleta ou de skate
Foto: Gustavo Pellizzon

O calçadão da Beira-Mar também é uma outra opção para levar as crianças durante o período de férias. No local, é possível fazer caminhadas, piqueniques na areia com vista para o mar, alugar patinetes, pedalinhos, jogar bola e outras atividades. 

Conforme o decreto estadual, é necessário respeitar o distanciamento social e não realizar qualquer tipo de aglomeração. Além disso, o uso de máscara também é exigido no espaço público, ainda que a pessoa já tenha sido vacinada.

Parquinho recreativo em praças 

Legenda: O uso de espaços públicos e privados foi liberado por decreto estadual em junho, incluindo quadras e campos
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Seguindo a mesma perspectiva das atividades da orla de Fortaleza, os bairros que apresentam equipamentos recreativos ou esportivos em praças também estão liberados, como areninhas, quadras, balanços e outros parques recreativos. 

Na Aldeota, a Praça Luíza Távora conta com amplo espaço arborizado com pista de skate e playground para as crianças poderem brincar. Outros bairros de Fortaleza também contam com equipamentos lúdicos, como o Vicente Pinzón, a Parquelândia e a Barra do Ceará.

Barracas de Praia 

Legenda: Apesar das barracas de praia estarem liberadas, ainda não é permitido o funcionamento de piscinas e parques aquáticos dos locais
Foto: Natinho Rodrigues

A liberação das barracas de praia estão liberadas desde maio deste ano. Conforme o decreto estadual, barracas de praia podem funcionar exclusivamente para a atividade de restaurantes, seguindo as regras previstas para o setor.

No entanto, as piscinas e parques aquáticos dos estabelecimentos seguem proibidos, não podendo ser utilizados pelos clientes, ainda de acordo com o decreto.  

Assuntos Relacionados