Complexo Educacional Myra Eliane retoma aulas presenciais e crianças comemoram
Referência pedagógica em Caucaia, o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso iniciou o retorno gradual de aulas presenciais
Logo no início da manhã, João Gabriel, 5 anos, se junta à turminha para cantar o ‘Bom dia’ com a professora que já o aguardava com mesas e cadeiras postas. Passado o período de maiores restrições sanitárias, por causa da pandemia, reencontrar as crianças foi uma alegria dobrada para alunos e professores na retomada gradual do Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso, em Caucaia.
Parte integrante do Complexo Educacional Myra Eliane, o Centro de Educação Infantil atende crianças entre 2 e 6 anos. No retorno gradual às aulas na própria escola já estão os estudantes de Infantil 4 e Infantil 5, como João Gabriel, que em fila seguiu com a turminha para atividade ao ar livre, não sem antes trabalhar a harmonização: em roda, trabalham a respiração com gestos de fraternidade em uma cultura pedagógica da não-violência.
Aqui é um espaço de educação e de convivência. As crianças se sentem bem, por tudo que o Complexo Educacional Myra Eliane oferece”
De fato, o CEI Olga e Parsifal Barroso oferece muito: além das salas de aula equipadas (e adaptadas para os novos protocolos sanitários), o local conta com salas de música, dança, de artes, brinquedoteca, apenas para citar alguns.
Para muito além do equipamento está a pedagogia construtivista na reafirmação de valores humanos essenciais, um trabalho que passou pela formação pedagógica de todos os educadores e envolve diálogo permanente com as famílias.
Situada na região do Grande Araturi, município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Complexo Educacional Myra Eliane transformou-se num instrumento referencial para educação das crianças da localidade, envolvidas em diferentes situações de vulnerabilidade, mas que encontram no ambiente escolar um lugar de acolhida.
“Mantemos um diálogo permanente com as famílias, pois sabemos que para a educação, no que envolve a formação do caráter a partir da infância, é necessário que famílias e comunidade escolar estejam empenhadas com o mesmo propósito. As crianças se sentem tão bem acolhidas na escola que muitas vezes é onde elas se sentem à vontade para falar das próprias angústias, quando há, e desse modo buscamos criar maneiras de intervir positivamente”, explica Laurione Costa, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil.
Veja também
O educar está amparado no projeto Valores Humanos na Educação ,que preza por amor, paz, verdade, retidão e a não-violência. O projeto é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil.
Os professores relatam como os métodos trabalhados, criando-se um ambiente de paz e harmonia, ajuda até a mudar o comportamento de crianças se chegam ‘agitadas’. “Trazemos a base curricular do Ministério da Educação (MEC), mas sem deixar de observar as especificidades de cada criança. Por isso a arte é tão importante, inclusive na descoberta de talentos”, afirma a diretora Adriana.
Ela não se esquece do dia em que, na cantina após o lanche, uma criança ficou parada observando as cores de uma tela na parede, composta pelo artista plástico Stênio Burgos (que compõe o acervo artístico do local). A obra do artista cearense havia encantado o menino, e dali surgiram novas ideias de aproximar ainda mais as crianças das artes.
Atualmente, turmas de Infantil 4 e Infantil 5 participam do revezamento no sistema híbrido: uma semana com aulas presenciais e outra de forma remota, em casa, a partir de material didático fornecido pela escola. Da entrada à saída, equipes de funcionários mantém higienização dos equipamentos e materiais escolares.
Entre as ações estão aferição de temperatura, assepsia das mãos com álcool em gel e desinfecção de mochilas. A expectativa da comunidade escolar é de que, tão logo as condições sanitárias permitam o retorno amplo, as 420 crianças atendidas pela escola-modelo possam se reencontrar pessoalmente e se beneficiarem de forma íntegra da proposta educacional oferecida pelo Instituto Myra Eliane.