Educadores de Redenção participam de formação online em valores humanos e socioemocionais

A proposta do Instituto Myra Eliane é auxiliar os educadores e os alunos a lidarem melhor com as novas emoções provenientes do ambiente de sala de aula remota

Escrito por Redação ,
foto formaçao
Legenda: Imagem registrada em evento anterior à pandemia de Covid-19
Foto: Arquivo Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane realizou uma formação online com 70 professores, membros da Secretaria da Educação e coordenadores de escolas de Redenção, na última quinta-feira (29), com conteúdo voltado para competências socioemocionais aliadas aos valores humanos. A proposta é auxiliar os educadores e os alunos a lidarem melhor com as novas emoções provenientes do ambiente de sala de aula remota. 

De acordo com o Diretor Pedagógico do Instituto, Vinícios Rocha, a formação trabalha conceitos importantes que devem ser aplicados desde a infância, para que depois o indivíduo siga por conta própria. 

Nós partimos do pressuposto da importância de que as crianças aprendam a lidar com as próprias emoções desde cedo e ao longo de toda a vida. Nessa perspectiva nós trabalhamos conteúdos associados à aquisição da empatia, o cuidado com o outro, da amabilidade, da autoconfiança e da autoestima também, porque a gente julga que nesse período de pandemia isso é muito importante”
Vinícios Rocha
Diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane

Durante os encontros, é realizada a escuta ativa e o acolhimento, construindo espaços de escuta sensível e de empatia com os educadores. “Foram reflexões que irão acrescentar não só na nossa prática pedagógica, mas para a gente como pessoa. Nós colocamos os valores humanos como base na nossa vida, na nossa prática, e eles fizeram essa reflexão de que a gente, vivendo esse momento difícil de pandemia, há mais de um ano que a gente trabalha remoto, a gente procura passar esses valores mesmo a distância, para as nossas crianças, para os nossos professores”, comenta Rocicler Oliveira, professora há 24 anos,  formadora municipal do eixo Educação Infantil e agente pedagógica.

Promoção da educação infantil

Neste ano, a formação já passou por cidades como Milagres, Cascavel, Aquiraz, Maracanaú, Crato e Pindoretama. Os próximos encontros online devem acontecer com educadores de Maracanaú e Brejo Santo. Ao total, cerca de 1.600 professores foram beneficiados. 

O Instituto Myra Eliane atua há cinco anos na promoção à educação infantil, com base nos Valores Humanos Universais, como amor, paz, verdade, retidão e a não-violência. A metodologia de ensino é aplicada no Centro de Educação Infantil (CEI) Olga & Parsifal Barroso, escola-modelo e um dos equipamentos do Instituto, além de outras 409 escolas, distribuídas por 14 municípios do Ceará. Até agora, já foram mais de 41 mil crianças beneficiadas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados